Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para a estação de metrô Clichy-Montfermeil / París

Os escritórios Miralles Tagliabue EMBT e bordas+peiro foram anunciados como vencedores do concurso para projetar a futura estação de metrô Clichy - Montfermeil em Paris, França, organizado pela Société du Grand Paris.

Cenário das manifestações populares que irromperam em Paris em 2005, o concurso inclui na futura estação do bairro Clichy-sous-Bois uma nova praça pública que se converterá em um polo estratégico da região. O projeto vencedor de Miralles Tagliabue EMBT responde ao desafio através de uma pérgola pública, buscando a "máxima integração do acesso da estação de metrô ao contexto urbano."

Veja, a seguir, mais detalhes do projeto vencedor de Miralles Tagliabue EMBT.

Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para a estação de metrô Clichy-Montfermeil / París - Mais Imagens+ 4

Colagem conceitual. Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

Dos arquitetos: a nova estação se localiza na fronteira de dois pequenos subúrbios de Paris (Clichy-sous-Bois e Montfermeil) e é um importante polo de conexão da rede de metrô com as novas linhas de trem e ônibus. Atualmente o bairro está comprometido com uma operação urbanística importante cujos primeiros resultados já podem ser vistos, porém, o espaço em torno da futura praça está desestruturado e abandonado. Uma importante conexão verde cruza o lugar, seguindo o curso do antigo "Aqueduct de la Dhuis" e fará parte da nova praça. O lugar tem uma vocação comercial que será reforçada com a futura construção da estação de metrô e outros edifícios comerciais que serão futuramente implementados.

Maquete: pérgola exterior. Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

Nosso foco está na busca da máxima integração do acesso da estação de metrô ao contexto urbano. O acesso se dá através de escadas rolantes pouco inclinadas que convidam as pessoas que saem da estação a participarem da praça. Uma pérgola-teto cobre a entrada, as instalações, o edifício da estação, o estacionamento de bicicletas e continua, avançando sobre boa parte da praça, protegendo uma área dedicada a um futuro mercado temporário (organizado nas quartas e sextas-feiras).

Axonométrica: cobertura estrutural. Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

A ideia era dar uma nova identidade a este lugar, com um olhar para as origens de muitos de seus habitantes. Queremos transformar esse lugar cinza e abandonado em uma praça vívida e colorida que inspira alegria e otimismo. 

Maquete: interior. Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT
  • Concurso

    Concurso para a estação de Metrô Clichy-Montfermeil
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

    EMBT, Bordas+Peiro
  • Localização

    Montfermeil Roundabout, 93340 Le Raincy, França
  • Arquitetos responsáveis

    Elena Nedelcu, Karl Unglaub (Miralles Tagliabue)
  • Arquitetoslocais

    Anna Maria Bordas + Miquel Peiro (Bordas+Peiro)
  • Equipe de projeto

    Gaia Cella, Marzia Faranda, Ana Fernández, Gaspar Canepa, Arturo Mc Clean, Gabriela Cruz, Almudena Rodríguez, Mireia García, Arantxa Picard, Shalini Moodley, Zhao Zhuoran, Yuliya Yudchenko, Yilun Wu, Dion Corbett, Alessandra Magnetti, Thomas Hostache, Silvia Calabresi. Stefan Geenen, Pedro del Corral, Ilaria Egidi, Anna Marcassoli, Ana Maria Manteigas e Flavie Caroukis
  • Organizador

    Société du Grand Paris
  • Iluminação

    Dumas Lumiere e Marc Dumas
  • Segurança contra incêndio

    Casso & Associes
  • Eficiência energética

    Arbor & Sens
  • Sinalização

    PLAY-TIME Architectonic Image
  • Artista

    Jorge Rodríguez Gerada
  • Área

    4911.0 m²
  • Ano

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para a estação de metrô Clichy-Montfermeil / París" [Miralles Tagliabue EMBT, primer lugar en futura estación de Metro Clichy-Montfermeil / París] 24 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757777/miralles-tagliabue-embt-vence-concurso-para-a-estacao-de-metro-clichy-montfermeil-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.