i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 1ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia

1ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia

1ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia
1ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia, Cortesia de Sobreurbana
Cortesia de Sobreurbana

Palestrantes nacionais e internacionais discutirão sobre ecossistemas urbanos, parques, telhados verdes, jardins verticais, ciclovias e permacultura, entre outros temas, na 1ª Semana de Ecologia Urbana de Goiânia.

O evento ocorre entre os dias 25 e 30 de novembro no auditório da Área II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), situado na Praça Universitária. A programação contribuirá para que profissionais e cidadãos aprofundem seus conhecimentos sobre como o meio ambiente e a cidade se relacionam, de forma a encontrar soluções ou prevenir situações ligadas às secas, ilhas de calor, enchentes, poluição do ar e da água e perda de biodiversidade.

Para tanto, reunirá profissionais, pesquisadores e apaixonados para compartilhar seus conhecimentos através de palestras, seminários, oficinas, workshops e outras atividades que estimulem o networking e a troca de conhecimentos. A programação conta com palestras de especialistas de Goiás e outros estados, assim como profissionais do exterior.

O maior destaque dentro da programação será o workshop de telhados verdes. Ministrado por especialistas britânicos no dia 28, ele tornará o participante apto a construir seu próprio telhado verde, seja sobre sua própria casa, garagem, escritório ou escola. A técnica pode ser empregada em construções novas ou já existentes.

Cortesia de Sobreurbana
Cortesia de Sobreurbana

O telhado verde ainda é relativamente pouco comum no Brasil, mas trata-se de uma excelente maneira de diminuir a temperatura dentro das edificações, reduzir o nível de ruído que chega das ruas, absorver a água da chuva e contribuir para amenizar as ilhas de calor na cidade. Em tempo de mudança climática, escassez de energia elétrica e drenagem urbana deficiente, o telhado verde tem muito a contribuir. Vários países da Europa, como Inglaterra, Dinamarca e Suécia, bem como os Estados Unidos, já empregam os telhados verdes em escala significativa.

Cortesia de Sobreurbana
Cortesia de Sobreurbana

Segundo o planejador ambiental Gary Grant, um dos profissionais britânicos responsáveis pelo workshop, construir um telhado verde não é mais difícil do que fazer qualquer outra obra. “Já a manutenção dependerá do tipo de telhado verde construído”, afirma. “Um jardim no telhado pode requerer atenção frequente, enquanto uma vegetação menos exigente demandará, consequentemente, menos cuidados”. 

Cortesia de Sobreurbana
Cortesia de Sobreurbana

Outros pontos que necessitam de atenção, na hora de construir um telhado verde, dizem respeito ao peso que a edificação comporta e à compatibilidade do sistema de drenagem, a fim de evitar infiltração. 

Workshop

O workshop será realizado em inglês (com a presença de um tradutor), no dia 28, sexta-feira, das 9h às 17h30. Combinará formação teórica e prática no planejamento e construção de um telhado verde, incluindo: 

  • Introdução aos telhados vivos: o que são, história, tipos e princípios básicos, assim como benefícios;
  • Política e legislação em vários países;
  • Paredes vivas;
  • Opções de design;
  • Plantas mais recomendadas para nosso bioma;
  • Construção de um telhado verde.

Além disso, será distribuído no workshop o e-book “Construção de telhados verdes de pequena escala”, que traz um passo a passo para orientar os interessados.

 Especialistas

Gary Grant, um dos britânicos que ministrarão o workshop de telhados verdes na 1ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia, além de planejador ambiental, é consultor em ecologia, especialista em telhados verdes e autor dos livrosEcosystem services come to town: greening cities by working with nature (Wiley 2012) e Green roofs and facades (BRE Press 2006).

Já Dusty Gedge criou a Living Roofs, consultoria que é referência no Reino Unido para telhados verdes, e foi o responsável pela construção do maior telhado verde do parque olímpico de Londres (Inglaterra). Ele também é presidente da Associação Europeia de Telhados Verdes (European Federation of Green Roofs Association, EFB).

Ambos os especialistas possuem vasta experiência no tema e, desde 2004, realizam formações, workshops e seminários no Reino Unido e em outros países da Europa. Esta será sua primeira vinda à América do Sul.

1ª Semana da Ecologia Urbana

A 1ª Semana da Ecologia Urbana está sendo organizada pela Sobreurbana, estúdio que trabalha pelo desenvolvimento colaborativo de intervenções urbanas e gestão cultural. O público total estimado é de 600 participantes. 

O evento conta com o suporte da PUC-GO, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO), programa O Futuro da Minha Cidade (Sinduscon-GO, Cbic, Ademi), Sindicato dos Arquitetos de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiânia, programa de pós-graduação Projeto e Cidade (FAV/UFG) e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Para mais informações sobre a 1ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia, acesse a página do evento.

Cita: Romullo Baratto. "1ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia" 22 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/757692/1a-semana-da-ecologia-urbana-de-goiania>
Ler comentários