3xkb / TDA

3xkb / TDA - Mais Imagens+ 20

Assunção, Paraguai
  • Arquitetos: TDA; TDA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Colaboradores: Alberto Martinez, Miguel Duarte, Hugo Lopez, Edgar Fuentes, Fabrizio Durand
  • Projeto Estrutural: tda+Enrique Granada
  • Cálculo Estrutural: Enrique Granda
  • Arquitetos Responsáveis: Sergio Fanego, Larissa Rojas, Mieguel Duarte, Adriana Moreno, Carlos Lara, Nestor Robelli
  • Cidade: Assunção
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. No atual processo de expansão das cidades, o que realmente importa não é constituído pelos recursos financeiros, tampouco a materialidade define seu caráter e ainda menos algum tipo de estilo ou forma. Hoje, o essencial reside no lugar. Viver na cidade, significa acesso à infraestrutura, água potável, transporte, espaço público, alimento, educação e cultura, o que possibilita ao ser urbano em converter-se em humano.

© Federico Cairoli

Inscrito neste raciocínio, absolutamente urgente, contemporâneo e universal, este pequeno projeto recria temas como a densidade, o espaço público, a melhor utilização de energia e como estes elementos contribuem na geração de uma nova identidade. Assim, Assunção pode (e deve) reconverter-se em qualquer cidade do planeta e estabelecer parâmetros mínimos de habitabilidade.

© Federico Cairoli

Com recursos financeiros escassos reordenamos a ordem de custos de construção tradicional, e a partir de uma análise rigorosa, identificamos que onde se gasta a menor quantidade de energia é no suporte (estrutura), ele é recoberto posteriormente com terminações, materiais caros, mas reconhecidos socialmente como símbolo de status cujo resultado é uma completa distorção entre o esqueleto e o preenchimento.

Corte

Isto desarma o conceito de integridade, empobrece o autêntico assim como ao espaço. Investir conceitos significa também transgredir, gerar retorno. Desta forma...o que suporta, realmente estrutura, libera e é espaço, se converte em forma que é reconhecida na diferença, portanto gera uma imagem clara e franca, sobretudo autêntica.

© Federico Cairoli

Um resultado carregado de dignidade, apresenta os materiais em seu processo específico de uso e trabalho. Assim, o conceito de Heidegger, habita-se, é reconhecido e pertence ao espaço, tem-se acesso ao melhor resultado que lhe concede o atuar contemporâneo da razão referente ao conceito da habitação familiar.

Planta Baixa

Após alguns comentários jornalísticos...em um terreno de 10 x 30, 3 habitações unifamiliares cada uma definida da seguinte maneira, um semi-nível, um pavimento térreo, um terraço, uma área íntima e uma expansão em terraço na escala urbana. 190 m² construídos, luz exagerada, ar, vistas, relação absoluta com o horizonte e com a cidade. Usuários satisfeitos, em espaços típicos paraguaios.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "3xkb / TDA" [3xkb / TDA] 23 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757560/3xkb-tda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.