Escritório PKMN Architectures cria casa flexível em Madri

Cortesia de PKMN Architectures

"All I Own House é um projeto que materializa o interior de uma casa através dos pertences pessoais de sua habitante", diz o escritório PKMN Architectures sobre All I Own House, uma pequena casa e estúdio adaptável para a cliente Yolanda Pila, do ERREPILA Design Studio. Construída em um pequeno bairro ao norte de Madri, a casa de um único pavimento pertencia à avó da cliente. Agora, ela serve às funções exigidas pelo estilo de vida e trabalho dinâmico de Yolanda.

Escritório PKMN Architectures cria casa flexível em Madri - Mais Imagens+ 44

Cortesia de PKMN Architectures

A casa foi projetada sob a premissa de que as pessoas estabelecem relações únicas e especiais com seus pertences. Através da acumulação de vários pertences, cada um imbuído de sua própria história, PKMN diz que "nos tornamos... designers de interiores emocionais". Acreditando que a identidade pessoal pode ser lida através de afetos pessoais, os projetistas se empenharam em conceber um espaço no qual os bens da cliente assumissem a devida importância. Assim como Yolanda está em constante movimento durante o dia, seus objetos também devem poder fazer o mesmo. Então, os arquitetos projetaram unidades de madeira sob medida, concebidas como "contenedores suspensos, móveis e transformáveis" que permitem diversas configurações em um espaço reduzido, servindo às diversas necessidades da cliente. 

Cortesia de PKMN Architectures

Os compartimentos, que oferecem ao todo 11,27m³ para o armazenamento de pertences, servem como prateleiras de livros e armários para sapatos, dispensa para produtos de limpeza, armário de roupas, um balcão para a cozinha e uma cama. Cada unidade pesa entre 500 e 800kg quando completamente cheia, no entanto, o uso de simples trilhos industriais permite que sejam facilmente movidas com apenas uma mão. 

Cortesia de PKMN Architectures
Cortesia de PKMN Architectures

O estúdio de 15m²  se abre entre o primeiro e o segundo compartimento, ou melhor, entre a cozinha e o quarto. Quando todas as unidades são empurradas para o lado, fundindo cozinha, estúdio e quarto, conformam-se um closet e um espaço para a prática de yoga. A área de cada espaço pode ser facilmente ajustada, de acordo com o desejo da moradora.

Cortesia de PKMN Architectures

Segundo o PKMN, o conceito dessa habitação cambiante, construída em um terreno compacto, permite que a cliente "adapte toda a casa de acordo com as necessidades específicas de cada momento, permitindo infinitas casas dentro de uma casa." 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Quddus, Sadia. "Escritório PKMN Architectures cria casa flexível em Madri" [PKMN Architectures Creates Sliding Transformer House in Madrid] 17 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757237/escritorio-pkmn-architectures-cria-casa-flexivel-em-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.