Intervenção na Herdade de Torre de Palma / João Mendes Ribeiro

Intervenção na Herdade de Torre de Palma / João Mendes Ribeiro - Mais Imagens+ 22

  • Colaboração Em Fase De Projeto: Ana Cerqueira, Ana Isabel Fernandes, Carina Carmo, Carolina Ferreira, Catarina Fortuna, Catarina Leal, Diogo Rodrigues, Filipe Catarino, Joana Brandão, Joana Canas Marques, Joana Figueiredo, Luísa Bebiano, Mafalda Moreira, Margarida Tavares, Maria Jerónima, Pedro Martins, Rui Santos, Sara Ataíde, Sofia Rangel, Teresa Silvestre.
  • Ana Cerqueira, Ana Maria Feijão, Catarina Fortuna, Filipe Catarino, Inês Lourenço, Joana Brandão, Joana Figueiredo, Nuno Alves Pereira: Ana Cerqueira, Ana Maria Feijão, Catarina Fortuna, Filipe Catarino, Inês Lourenço, Joana Brandão, Joana Figueiredo, Nuno Alves Pereira
  • Coordenação De Obra: Filipe Catarino
  • Espaços Exteriores: João Mendes Ribeiro
  • Fundações E Estruturas: Paulo Maranha Tiago
  • Instalações Hidráulicas: Vítor Ribeiro
  • Instalações Elétricas E Telecomunicações: Luís Filipe Besteiro Ribeiro
  • Instalações Mecânicas: Francisco Viçoso, João Madeira da Silva, Pedro Dias
  • Instalações De Gás: Pedro Ramos
  • Construtor: ABA – A. Baptista de Almeida, Construções Civis e Obras Públicas
  • Cliente: Torre de Palma Lda - Dr. Paulo Barradas Rebelo, Dr. Isabel Rebelo
  • Equipe De Projeto: Luísa Bebiano (in the Wine Cellar and Cottar House buildings)
  • Cidade: Monforte
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© do mal o menos - Eduardo Nascimento e João Fôja

Descrição enviada pela equipe de projeto. Integrada na paisagem de grandes planícies do Alto Alentejo, a Herdade de Torre de Palma, em Vaiamonte, inclui uma extensão de terreno agrícola e um núcleo edificado de escala considerável circunscrito no lado sudeste da propriedade. O projecto de intervenção para instalação de um Hotel Rural na herdade procurou, respeitando as características arquitectónicas do conjunto e da paisagem envolvente, dar resposta ao novo programa funcional. A intervenção incluiu tanto a recuperação e remodelação do conjunto de edifícios preexistente como a construção de raiz de um conjunto de novos edifícios, baseada em gestos claros, precisos e sensíveis às características do lugar. 

Planta Baixa

Nos casos de recuperação de estruturas preexistentes, a configuração geral de cada edifício foi mantida, procedendo-se apenas a alterações ao nível da organização espacial interior, à construção de elementos pontuais ou à abertura de novos vãos. Sempre que necessário, procedeu-se ainda à substituição de coberturas, peças estruturais ou revestimentos. No terreiro central, a casa-mãe é ocupada pelos espaços de recepção, acolhimento e  serviços administrativos, no piso térreo, sendo o piso superior reservado à habitação do proprietário. A torre, adjacente à casa-mãe, foi pensada para funcionar como biblioteca e como observatório astronómico, no terraço do último piso. Ao lado, o edifício do antigo celeiro acomoda o SPA e uma zona de quartos distribuída por dois pisos. As antigas cavalariças correspondem atualmente à área social e de lazer, enquanto os edifícios das antigas oficinas e casas de operários foram adaptados para receber a zona de quartos e apartamentos. A capela existente na propriedade manteve as características arquitetônicas originais e foi complementada com a construção de um novo adro no exterior. 

© do mal o menos - Eduardo Nascimento e João Fôja

Os edifícios construídos de raiz têm duas naturezas distintas: edifícios que substituem antigas construções - degradadas e sem interesse patrimonial ou arquitetônico - e edifícios que se implantam segundo novas regras, fora do núcleo original.

No primeiro grupo incluem-se os edifícios da adega, do restaurante e da casa do caseiro, construídos na localização exata das construções anteriores, com uma lógica material comum a todos eles: estrutura em concreto, paredes de alvenaria e cobertura em lajetas de concreto. No segundo grupo, fora do núcleo original, o conjunto da piscina estende-se para noroeste, no alinhamento da casa-mãe, e inclui uma plataforma de madeira com piscina, balneários e área técnica semienterrada sob a plataforma. A nascente do núcleo original foram implantadas arrecadações agrícolas, zonas técnicas e uma área de estacionamento coberto e, a poente, o edifício das novas cavalariças associado à zona do picadeiro. 

© do mal o menos - Eduardo Nascimento e João Fôja

Na generalidade, o terreno manteve a sua morfologia e características originais, com variações pontuais consoante a especificidade de cada área da Herdade. No interior do núcleo edificado, o terreiro foi regularizado - unificando o conjunto - com pavimento em saibro na área central, delimitado por um perímetro de calçada de mármore branco de Estremoz e uma zona de caleira contínua, com seixo rolado, em torno dos edifícios. No exterior do núcleo edificado principal, foram criadas cinco áreas distintas: uma zona de vinha ao longo da levada, uma zona de olival junto à piscina, uma horta biológica cultivada em canteiros e um pomar, junto aos armazéns agrícolas e ainda uma zona de prado, a oeste, associada à cavalariça e ao picadeiro.

© do mal o menos - Eduardo Nascimento e João Fôja

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:7450 Monforte, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção na Herdade de Torre de Palma / João Mendes Ribeiro" [Torre de Palma Wine Hotel / João Mendes Ribeiro] 19 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757231/intervencao-na-herdade-de-torre-de-palma-joao-mendes-ribeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.