Apartamento Chaves / ILLA

Apartamento Chaves / ILLA - Sofá, MesaApartamento Chaves / ILLA - VigaApartamento Chaves / ILLA - Porta, BanheiroApartamento Chaves / ILLA - Pia, Bancada, Prateleira, Madeira, CozinhaApartamento Chaves / ILLA - Mais Imagens+ 18

Apartamento Chaves / ILLA - Mesa, Sofá, Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando trabalhamos com reformas, olhamos o existente com cuidado em busca de detalhes que possam ser preservados e valorizados. Essa estratégia orientou o projeto de reforma deste antigo apartamento, do início ao fim do processo. 

Esquemas

O antigo apartamento de aproximadamente 170m2, estava em perfeito estado de conservação onde era possível reconhecer a qualidade dos acabamentos e materiais. Ao mesmo tempo, a decoração clássica e pesada despertava nos novos proprietários o desejo de modernização. Uma das premissas foi elaborar um projeto para atender a todas as necessidades funcionais, com uma linguagem moderna e descontraída aproveitando os móveis que já possuíam. 

Apartamento Chaves / ILLA - Porta, Banheiro
© Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura

As intervenções foram minimizadas mantendo os revestimentos em bom estado e substituindo aqueles que tivessem a força de transformar a linguagem dos espaços, de antigos para novos, com personalidade e despojamento. Dessa forma, o piso de taboão da sala foi recuperado, o revestimento original de azulejos amarelo e branco dos banheiros foram mantidos, a porta de correr com um incrível trabalho em madeira foi transformada em biombo e a única modificação de paredes ocorreu para integrar a cozinha com a área social do apartamento.

Apartamento Chaves / ILLA - Mesa, Cadeira, Prateleira, Viga
© Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura

Como o casal gosta muito de cozinhar e receber amigos e familiares, a cozinha se tornou o ambiente mais importante da casa. Esta deveria ser um espaço amplo, agradável e muito prático. A ideia inicial dos clientes era reformar a cozinha mantendo a divisão com a lavanderia. Porém na concepção do projeto, a Urbana entendeu que o apartamento teria um ganho se a cozinha fosse integrada à lavanderia, aproveitando os benefícios da grande janela, como a ventilação cruzada, a iluminação natural e a linda vista!

Apartamento Chaves / ILLA - Bancada, Pia, Viga
© Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura

Foi criada uma cozinha totalmente integrada onde seus limites são demarcados apenas pelo piso de ladrilho hidráulico. Na parede foi utilizado revestimento neutro e de fácil manutenção mas com personalidade, como as pastilhas brancas, para compor com as prateleiras em madeira e estrutura metálica. O minimalismo dos móveis novos da cozinha se mistura com objetos antigos existentes e outros elementos carregados de significados para os proprietários, que foram incorporados para dar um ar colorido, divertido e despojado ao projeto. O ladrilho do piso da cozinha, a mesa de máquina de costura utilizada no hall, o armarinho de temperos e o armário/bar laranja são exemplos destes elementos.

Apartamento Chaves / ILLA - Sofá, Mesa
© Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura

Na área íntima foi colocado piso lamparquet na cor Ipê Champangne, os quartos receberam pintura em branca e alguns detalhes com cor, como a meia parede em cinza azulado do quarto de hóspedes. As portas que estavam comprometidas pela ação do tempo foram trocadas e receberam cores vibrantes, como o amarelo (para o banheiro amarelo) e o magenta para a suíte.

Apartamento Chaves / ILLA - Mesa, Prateleira
© Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Chaves / ILLA" 15 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757129/apartamento-chaves-urbana-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.