Casa S / Vo Trong Nghia Architects

Casa S / Vo Trong Nghia Architects - Mais Imagens+ 22

  • Construtora: Wind and Water House JSC
  • Custo: 4000USD por unidade
  • Arquitetos Responsáveis: Vo Trong Nghia, Masaaki Iwamoto, Kosuke Nishijima
  • Cidade: tp. Tân An
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. As pessoas de Mekong Delta, com um salário de menos de 100 euros ao mês, vivem principalmente em casas temporárias. Ironicamente, estas estruturas pobres resultam na necessidade de altos custos de manutenção. Portanto, são de baixo custo, mas configuram um permanente problema social. Com a situação dada, o objetivo do projeto "Casa S" busca proporcionar um lar estável, permanente, exequível num orçamento de 4000 dólares por unidade de 30 m².

© Hiroyuki Oki

A primeira fase do projeto se iniciou no ano de 2012 com um protótipo de estrutura de aço. Desde 2013, na busca de uma maior estabilidade e conforto térmico num clima tropical, desenhou-se um novo protótipo com elementos pré-fabricados de estrutura de concreto e foram construídas duas casas na província de Long An.

Axonometric

O conceito do segundo protótipo era combinar componentes modulares e uma estratégia de bricolage. A pré-fabricação ajuda a controlar a qualidade e o custo, além da futura produção em série. As fundações e estrutura pré-fabricada de concreto garantem estabilidade e precisão. A estrutura ligeira permite uma menor fundação e facilidade de transporte por requirir de pequenas embarcações, já que os cursos de água são as principais vias de transporte em Mekong Delta. Uma estrutura leve com conexões simples aparafusadas também animam aos habitantes a participar na construção. Os materiais de acabamento podem ser montados e facilmente relocados pelos habitantes e vizinhos para a mudança ou uma ampliação futura.

© Hiroyuki Oki

Para fazer frente às duras condições meteorológicas da região, o projeto utiliza estratégias de desenho passivo. Nipa e cimento ondulado combinam-se para formar um "teto duplo", que ajuda a proteger aos habitantes da excessiva chuva enquanto proporciona conforto térmico. Os painéis de policarbonato permitem que a luz natural ingresse ao interior e a necessidade de iluminação artificial seja reduzida, enquanto que a distância entre o teto e as paredes promove a ventilação natural. Como as palmas de nipa são muito baratas na região, não são apenas um material familiar para os locais, mas também estão em harmonia com a paisagem circundante.

Section

Depois da construção do segundo, está em progresso o terceiro protótipo com uma maior durabilidade, estrutura mais leve e componentes mais sensatos.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa S / Vo Trong Nghia Architects" [S House / VTN Architects] 10 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756998/casa-s-vo-trong-nghia-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.