8 de novembro, Dia Mundial do Urbanismo

Desde 1949, no dia 08 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Urbanismo, data destinada a reflexão coletiva sobre o tipo de cidade em que vivemos e como queremos que nossas cidades sejam consolidadas ao longo do tempo, sem descuidar os elementos naturais que garantem uma melhor qualidade de vida nos espaços urbanos. 

Este dia foi criado pelo engenheiro argentino Carlos Maria della Paolera, que também foi o  primeiro professor de urbanismo na Argentina. Seu convite, prorrogado por 65 anos, foi recebido por mais de 30 países de quatro continentes e promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Buenos Aires. 

O fundamento para a escolha deste dia nasce de uma declaração de Paolera, que disse: “nessas colmeias humanas, que são as grandes cidades modernas, quebrou-se o equilíbrio entre a obra artificial e os elementos da vida  que generosamente nos dá a Mãe Natureza. Seguindo os mais variados rumos em sua pesquisa, os urbanistas de todo o mundo chegaram à conclusão de que é necessário recuperar o ar, o sol e a vegetação nas cidades modernas. As teorias e realizações urbanísticas mais opostas concordam com o objetivo final, que é garantir a união íntima da cidade com a terra habitada, dando ampla abertura para a natureza entre as massas inertes da construção urbana." 

A partir disso, parece que a reflexão de hoje também deve  se concentrar em como alcançar um equilíbrio entre as edificações, entendidas por Paolera como obras artificiais, e as áreas verdes, que  nos garantem a regeneração das condições de vida do homem na civilização. 

Considerando a trilogia apresentada por Paolera , composta por ar, sol e vegetação como elementos essenciais para a vida humana, o urbanismo é apresentado como uma ferramenta fundamental para o planejamento das cidades e  dos territórios a partir de uma perspectiva global, com a finalidade de criar comunidades sustentáveis e conscientes do papel que desempenham na concepção de áreas urbanas. 

Definitivamente um bom dia para celebrar nossas cidades e também pensar sobre como queremos viver nelas.

Convidamos nossos leitores e leitoras a comentar sobre a seguinte questão: O que você quer para sua cidade? 

Desejamos um feliz dia a todos os urbanistas!

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "8 de novembro, Dia Mundial do Urbanismo" 08 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756921/8-de-novembro-dia-mundial-do-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.