A029 / Camarim Arquitectos

A029 / Camarim Arquitectos - Mais Imagens+ 11

© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente queria ampliar seu apartamento de dois dormitórios e assim adquiriu mais apartamentos no mesmo prédio - um acima e outro ao lado - com o objetivo de conectá-los, criando espaços sociais e íntimos, mais generosos e flexíveis. 

© Nelson Garrido

O apartamento do pavimento superior possuía uma sala com uma pequena varanda e uma despensa no sótão, sem luz natural ou ventilação. Havia uma única porta que conectava o sótão a sala de estar e varanda pequena que tornava o espaço sombrio e abafado. O cliente queria transformar esse apartamento em uma suíte com banho turco, sala de estar e uma pequena cozinha para permitir-lhe descansar, ler ou trabalhar sem ter que ir até o principal espaço social no andar de baixo.

Planta baixa - superior

Nós aumentamos a janela da varanda, abrindo uma grande claraboia no sótão e derrubamos a parede entre a sala de estar e sótão. De repente, o apartamento sombrio foi inundado de luz desde o amanhecer até o pôr do sol. Queríamos que a luz da varanda e da claraboia alcançasse todos os espaços e assim, em vez de dividir a suíte com corredores e portas, posicionamos todos os espaços em uma seqüência linear, divididos por filtros ajustados para cada condição: vidro reflexivo, vidro transparente, cortinas translúcidas e cortinas black-out. Cada espaço tem a sua própria materialidade: piso sintético na sala de estar, mármore no banho turco e madeira na suíte.

© Nelson Garrido

As condições naturais e artificiais de luz, bem como as mudanças de vedações - abertas, fechadas ou sobrepostas - influencia na sua aparência: em momentos diferentes, o mesmo espaço pode ser reflexivo e opaco, luminoso e transparente ou nítido ou turvo.

© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A029 / Camarim Arquitectos" [A029 / Camarim Arquitectos] 08 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756871/a029-camarim-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.