Casa Listras / GAAGA

Casa Listras / GAAGA - Mais Imagens+ 22

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Stripe é uma pequena casa de uso misto localizada na cidade de Leiden, na Holanda. Possui esse nome graças às faixas horizontais que caracterizam as depressões profundas desenhadas em sua fachada. O projeto se encontra localizado em uma nova zona de planeamento urbano, onde os clientes podem desenvolver suas próprias casas.

© Marcel van der Burg

Encontra-se em um terreno de esquina adjacente à um parque próximo e passagens que priorizam o pedestre. Apesar de seu tamanho reduzido, a casa não está completamente concluída. Um quarto do terreno está reservado para um pequeno jardim fechado, criando uma transição suave do setor público ao espaço privado, respeitando a distância das casas vizinhas.

© Marcel van der Burg

Optar por um jardim também implicava uma concentração do programa de um dos lados do terreno. A estrutura cúbica concentra em três pavimentos, todas de tamanho similar, mas diferente em seu programa. Quanto mais elevado se está na casa, mais privadas são as funções.

© Marcel van der Burg

A planta baixa abriga o espaço do escritório e o pátio, o pavimento seguinte contém o espaços destinados à cozinha, sala de estar e de jantar, enquanto o pavimento superior a este contém dois quartos e um banheiro. Um grande vazio ao longo da fachada norte é o ponto focal da casa, conectando os dois pavimentos superiores e as áreas de cozinha.

© Marcel van der Burg

Uma grande abertura na parte superior oferece uma grande quantidade de luz natural, assim como uma vista impressionante e poética do céu holandês. Ao estar localizada numa esquina com bastante movimento, não existem muitas aberturas em suas fachadas, mas as poucas existentes são grandes e orientadas à pontos de vista com grande interesse.

© Marcel van der Burg

No primeiro piso, as três janelas juntas formam um tríptico. Se mostram em três cenas diferentes, cada uma representando uma parte específica da casa: o parque no lado oeste, as casa vizinhas à oeste e o céu aberto ao norte. As paredes externas são tangíveis e atrativas através de ranhuras horizontais esculpidas à mão no gesso e enrijecidas através do uso de moldes.

© Marcel van der Burg

O resultado é uma obra bastante próxima à de um artesanato na fachada. Do ponto de vista arquitetônico, as ranhuras horizontais vinculam as fachadas e melhoram o efeito de perspectiva da forma cúbica do projeto.

Plantas

Algum tempo após sua construção, inesperadamente, sua fachada passou a ser um foco de atração para os transeuntes que queriam se aproximar da fachada para tocá-la com as mãos. A Casa Stripe também é uma casa bastante sustentável por conseguir um ótimo rendimento energético.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Listras / GAAGA" [Stripe House / GAAGA] 24 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756842/casa-listras-gaaga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.