“Economia Política da Urbanização”: palestra de David Harvey em Recife

A Universidade Federal de Pernambuco recebe, no dia 17 de novembro, o geógrafo britânico David Harvey para a palestra “Economia Política da Urbanização: acumulação do capital e direito à cidade”. A conferência de Harvey acontece juntamente com o lançamento de mais um de seus livros: “Para entender O Capital: Livros II e III”, publicado pela Editora Boitempo.

David Harvey é um importante geógrafo britânico, de base marxista, que dedicou sua longa carreira a estudos sobre a compreensão da dinâmica do capital em nível mundial, com ênfase nas questões territoriais. O autor prioriza, em suas análises, a relação entre espaço e economia.

Autor de obras de grande envergadura, Harvey pode ser considerado o teórico do urbano de maior expressividade mundial ainda vivo. Suas teorias sobre a lógica territorial do capitalismo, que desvendam a dominação exercida pelo imperialismo internacional sob a hegemonia do neoliberalismo, fundamentam grande parte dos estudos urbanos no Brasil, notadamente aqueles que se inscrevem no âmbito do materialismo histórico dialético.

Mais recentemente, Harvey tem escrito sobre as mobilizações que surgiram desde 2011 em diversas cidades do mundo, em contestação à dominação que as grandes empresas capitalistas exercem sobre a produção do espaço, pautando-se na premissa da acumulação, com seus impactos sobre a qualidade de vida urbana.

Remetendo ao conceito de “direito à cidade”, formulado por Henri Lefebvre, Harvey alia à linguagem teórica, acadêmica, uma mensagem de apoio e estímulo a essas manifestações, demonstrando certo otimismo no poder que a junção de esforços coletivos pode desempenhar como contra hegemonia às ameaças impostas pela dominação capitalista. Esse tema é tratado em seu livro “Rebel Cities: From the Right to the City to the Urban Revolution” (2012), publicado este ano no Brasil pela editora Martins Fontes, sob o título “Cidades Rebeldes: Do direito à cidade à revolução urbana”. O mesmo título foi utilizado em coletânea de artigos publicada pela Editora Boitempo, que traz também uma leitura de David Harvey sobre o assunto. Trata-se do livro “Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil”, de 2013.

 Economia Política da Urbanização: acumulação do capital e direito à cidade

  • Data: 17 de novembro, segunda-feira
  • Horário: das 9h30 às 12h30
  • Local: Arcádia Paço da Alfândega
  • Endereço: Travessa do Amorim, Recife, PE
  • Inscrições gratuitas aqui

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "“Economia Política da Urbanização”: palestra de David Harvey em Recife" 09 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756646/economia-politica-da-urbanizacao-palestra-de-david-harvey-em-recife> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.