MVRDV é selecionado para projetar as torres "Hafenspitze" em Mainz

O MVRDV, juntamente com o escritório morePlatz, de Munique, foi selecionado entre sete outras equipes para projetar dois edifícios de escritórios em Mainz, Alemanha. As estruturas "Hafenspitze" de cinco e onze pavimentos iniciarão o processo de transformação do antigo porto industrial de Zollhafen, que nas próximas décadas se tornará uma região de uso misto.

Saiba mais sobre o projeto das torres, a seguir.

© MVRDV

Dos arquitetos: Assim como muitas outras regiões portuárias da Europa, o Zollhafen de Mainz está passando por um processo de transformação de área industrial em zona urbana. Localizado a noroeste de Neustadt, na margem oeste do rio Reno, o antigo porto de contêineres se tornará uma região de uso misto com habitações, escritórios e equipamentos de lazer; um dos projetos de regeneração mais importantes da cidade nas últimas décadas.

Situado no extremo norte da bacia portuária, "Hafenspitze"  será o projeto pioneiro dessa transformação de grande escala com vista para o desenvolvimento em torno da água. O projeto vencedor propõe ajustar o masterplan, resultando em dois volumes distintos que compõem um complexo de 12 mil metros quadrados com uma praça pública em seu centro. Uma torre de escritórios de onze pavimentos se coloca como um ícone na orla, ao passo que o bloco alongado de cinco níveis e um terraço jardim delimita a praça na porção mais próxima da rua. 

Ambos os edifícios apresentam uma solução similar nas fachadas - com cada pavimento apresentando uma silhueta inclina que proporciona vistas para a rua e o porto - ainda que com materialidades distintas. 

"O projeto lida com rígidas restrições urbanas de modo muito convincente", comentou Axel Bienhaus, vice-presidente do júri. "O MVRDV conseguiu estabelecer um forte empreendimento urbano e, simultaneamente, cumprir as importantes condições de prevenção de ruídos."

Michael Ebling, Prefeito de Mainz, acrescentou: “O MVRDV criará um ícone arquitetônico na região de Zollhafen."

"O perfil da cidade receberá um toque contemporâneo ao longo do futuro passeio na orla do Reno, formando um antítese do núcleo medieval da cidade antiga", disse Ebling.

© MVRDV

A construção está prevista para a segunda metade de 2015

  • Competição

    Mainz’ Zollhafen Office Towers
  • Premio

    First Prize
  • Arquitetos

  • Localização

    Rheinallee 41, 55118 Mainz, Alemanha
  • Arquiteto local

    morePlatz
  • Consultoria técnica

    Buro Happold
  • Empreendedor

    CA Immo Deutschland
  • Área

    12000.0 m²
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    MVRDV

Localização do Projeto

Endereço:Rheinallee 41, 55118 Mainz, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Rosenfield, Karissa. "MVRDV é selecionado para projetar as torres "Hafenspitze" em Mainz" [MVRDV Selected to Design "Hafenspitze" Office Towers in Mainz] 02 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756408/mvrdv-e-selecionado-para-projetar-as-torres-hafenspitze-em-mainz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.