Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos

Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos - Mais Imagens+ 29

Vigía del Fuerte, Colômbia
  • Arquitetos: Plan B Arquitectos; Plan B Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1305
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Arango
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cubiertec, Inmunizadora Serye, Metecno
  • Work Team : Carlos Blanco, Daniel Tobón
  • Construction: Soluciones Constructivas S.A.S
  • Client: Fundacion Fraternidad Medellin
  • Project Managers: Felipe Mesa + Federico Mesa
  • Cidade: Vigía del Fuerte
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para chegar ao município de Vigía del Fuerte, em Antioquia, Colômbia, a única forma possível é através de avião ou helicóptero saindo de Medellín, ou navegando pelo rio Atrato. Sua população é uma mistura de comunidades afro-descendentes, mestiços e indígenas. Os emberas, vivem em várias comunidades distantes da pequena zona urbana localizada ao longo do rio. O papel da nova Instituição de Ensino é receber estas comunidades indígenas por curtos ou longos períodos durante o ano, oferecendo lhes um lugar para viver, dormir, alimentar-se e receber educação sem deixar seus povoados de forma permanente. 

Planta Baixa

Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos - Mais Imagens+ 29

As condições urbanas, sociais e ecológicas do lugar são complexas: uma vez por ano e durante a época de chuvas as águas do rio Atrato sobem e inundam por vários meses o solo do povoado e por este motivo, as construções existentes são em grande medida, palafíticas e se comunicam por meio de passarelas elevadas. Durante a época de inundações, as conexões são feitas através de lanchas e barquinhos, já que os caminhos secos desaparecem. O isolamento e a violência do campo na Colômbia afetaram o desenvolvimento dessa comunidade.

© Alejandro Arango
Section C

No extremo norte do povoado e próximo a floresta, está situado o novo edifício, dentro de uma trama urbana longa e ortogonal, ocupando quase toda a área útil do lote em um só nível e articulando-se às passarelas elevadas de conexão. O edifício é concebido como uma rua coberta e flexível que pode ser utilizado ou atravessado de um extremo a outro, apoiado por duas faixas paralelas de salões, dormitórios, espaços de serviço, escritórios e banheiros. Foi projetada uma arquitetura permeável através da escolhas dos materiais, articulada ao clima e ao contexto rural. 

© Julian Castro

A baixa capacidade portante do solo, obriga a construir um edifício muito leve apoiado em mais de 50 micro-pilotis fixados a profundidades de 15 mts, suportando uma estrutura palafítica de colunas e lajes de concreto, resistente à água e acima do nível da cota máxima de inundação. A partir desse nível, utiliza-se uma estrutura de metal, leve e resistente a forte umidade relativa do ecossistema tropical. Para os fechamentos evita-se o uso de madeira nativa (quase todas ameaçadas) e utiliza-se a madeira cultivada em áreas próximas a Medellín, que é transportada até o lugar. As coberturas alternam-se entre telhas translúcidas e telhas opacas termo-acústicas. Todo o transporte de materiais foi planejado com um grande número de restrições quanto a tamanho, peso, preço e disponibilidade.

© Alejandro Arango

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vigía del Fuerte, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos" [Embera Atrato Medio School / Plan:b arquitectos] 16 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756302/instituicao-educativa-embera-atrato-medio-plan-b-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.