Bungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos

Bungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos  - JardimBungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos  - Imagem 3 de 21Bungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos  - Cerca, FlorestaBungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos  - JardimBungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos  - Mais Imagens+ 16

Sete Cidades, Portugal
  • Arquitetos: M-Arquitectos; M-Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  346
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Especialidades: Ricardo Pacheco, Eduardo Rocha
  • Construtor: Administração Directa
  • Autores: Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa
  • Coordenador Do Projeto: Fernando Monteiro
  • Equipe: Marco Resendes, Miguel Sousa, Pedro Furtado, Diana Policarpo, Maria Melo Bento
  • Cidade: Sete Cidades
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Bungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos  - Porta
© Paulo Goulart

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção proposta assenta sobre uma moradia de veraneio existente localizada na freguesia das Sete Cidades. Situada no interior da caldeira vulcânica, a moradia está envolta por entre íngremes encostas onde a orografia do terreno é atenuada pela atmosfera bucólica, e inserida num contexto poético e predominantemente rural, onde a agricultura ainda se assume como um dos principais sectores de atividade com influências evidentes na composição da malha urbana consolidada e nos modelos arquitetônicos das construções existentes.

Bungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos  - Imagem 3 de 21
© Paulo Goulart

Fortemente marcada pela relação com a lagoa, a moradia, erguida na década de cinquenta, encontra-se bem enquadrada na sua envolvente, com características visivelmente inspiradas na arquitetura tradicional Açoriana, recorrendo a técnicas de construção e a materiais de origem locais. 

Corte

De acordo com um programa funcional previamente definido, a intervenção divide-se em quatro volumes distintos: a moradia existente, cuja intervenção se traduz numa intenção expressa de reabilitar a arquitetura existente e mais três unidades de alojamento. Os volumes de carácter contemporâneo partiram do arquétipo de casa de base quadrada e quatro águas tendo sido intencionalmente deformados de forma a controlar a entrada de luz e foram totalmente revestidos a madeira de criptoméria bruta com o intuito de estabelecer uma relação integrada com o meio envolvente. As unidades de alojamento têm um programa e volumetria idênticos, apresentando uma zona de estar equipada com uma kitchenette, um quarto, instalação sanitária e o aproveitamento de sótão com uma área de contemplação.

Bungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos  - Imagem 12 de 21
© Paulo Goulart

Projetou-se, também, um volume totalmente revestido a madeira que serve de arrumação de todo o equipamento necessário à realização de atividades lúdicas. 

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9555 Sete Cidades, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bungalows. Sete Cidades / M-Arquitectos " 02 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756275/bungalows-sete-cidades-m-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.