AM3 vence concurso para projetar um colégio interno em Malles, Itália

O escritório AM3 Architetti Associati foi premiado com o primeiro lugar no concurso para projetar um novo colégio interno em Malles, Itália. O edifício proposto tira proveito da paisagem, abrindo perspectivas para o Monte Stelvio e o Vale Müstair. Buscando inspiração nesse contexto único, o AM3 propõe um projeto que integra oportunidades de participação ativa entre edifício e lugar e entre estudante e natureza.

AM3 vence concurso para projetar um colégio interno em Malles, Itália - Mais Imagens+ 18

© UpLab; Cortesia de AM3 Architetti Associati

Ao longo do limite norte, um muro de contenção e o volume horizontal do edifício trabalham em uníssono para nivelar a queda acentuada entre a encosta da montanha e o nível térreo do terreno. O edifício principal assume a forma de um "U" aberto, posicionado para criar três espaços externos distintos. Um parque na porção sul conecta o terreno vizinho agrícola com a escola, ao passo que uma área de serviços ao norte oferece vagas de estacionamento, instalações de serviço e uma área de carga para a cozinha. Um pátio central privado se torna um espaço de encontro, proporcionando vistas para as áreas comuns.

© UpLab; Cortesia de AM3 Architetti Associati
© UpLab; Cortesia de AM3 Architetti Associati
© UpLab; Cortesia de AM3 Architetti Associati

A sala de ginástica, a cantina e o espaço de estudo se localizam no térreo, enquanto que a área residencial está num volume separado nos dois pavimentos superiores. O complexo deve ser adentrado a partir do sul, onde a guarita do porteiro se localiza. Salas de aula flexíveis e áreas de lazer se encontram na porção nordeste, organizadas de modo a garantir vistas para o pátio. Uma grande cortina de vidro na sala de ginástica dissolve os limites entre o interior e a natureza, abrindo o espaço para o Monte Stelvio.

© UpLab; Cortesia de AM3 Architetti Associati

Um sistema estrutural sólido faz uso de empenas de concreto moldado in loco e painéis externos para reduzir o ganho de calor solar. Buscando alcançar o padrão "Classe A" em conforto ambiental, o edifício utiliza as qualidades térmicas e acústica do concreto e está orientado de modo a aproveitar a incidência solar e, ao mesmo tempo, evitar o aquecimento excessivo.

A conclusão da obra está prevista para 2019.

  • Competição

    Boarding School Malles
  • Premio

    Primeiro lugar
  • Arquitetos

  • Localização

    Via Malles, 39100 Bolzano, Bolzano, Itália
  • Equipe de projeto

    AM3 Architetti Associati, Studio Cangemi s.a.s., Ing. G. Pecoraro
  • Colaborador

    Luca Farina
  • Renders

    UpLab.eu
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via Malles, 39100 Bolzano, Bolzano, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Quddus, Sadia. "AM3 vence concurso para projetar um colégio interno em Malles, Itália" [AM3's Prize-Winning Boarding School to Open Onto Mount Stelvio in Malles] 25 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756029/am3-vence-concurso-para-projetar-um-colegio-interno-em-malles-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.