Residência Tahan / BLANKPAGE Architects

Residência Tahan / BLANKPAGE Architects - Imagem 2 de 38Residência Tahan / BLANKPAGE Architects - Imagem 3 de 38Residência Tahan / BLANKPAGE Architects - Imagem 4 de 38Residência Tahan / BLANKPAGE Architects - Imagem 5 de 38Residência Tahan / BLANKPAGE Architects - Mais Imagens+ 33

Kfour, Líbano
  • Arquiteto Responsável: Karim Nader, Patrick Mezher, Walid Ghantous, Romy Lahoud
  • Engenharia Estrutural: E.Construct
  • Mechanical & Electrical Engineer: E&G Engineering
  • Cidade: Kfour
  • País: Líbano
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na intenção de se beneficiar do panorama espetacular da baía de Jounieh, a casa emoldura a vista através de uma série de plataformas abaixo dela, bem como uma caixa horizontal suspensa acima. A posição da casa é, portanto, otimizada para aprimorar ao máximo este ponto de vista, respeitando a natureza inclinada do terreno. O projeto foi concebido como uma adaptação arquitetônica das rochas que caracterizam a paisagem circundante: um volume enorme, aparentemente flutuando na paisagem, abriga os espaços privados.

Residência Tahan / BLANKPAGE Architects - Imagem 6 de 38
© Ieva Saudargaitė

A casa é revestida com painéis deslizantes de pedra que ecoam, em sua superfície, a textura das rochas. Fundamenta-se em uma caixa transparente, que é formada por uma série de plataformas que se adaptam à topografia. Estas formam uma transição do acesso que conecta o nível da rua com a casa, em uma varanda, e, finalmente, para a área de recepção fechada. No nível do telhado, uma leve pérgola de aço é terminada em grelhas de terracota e contém um estúdio de pintura rodeado por um terraço.

Residência Tahan / BLANKPAGE Architects - Imagem 31 de 38
Planta - Pavimento Superior

A composição final - um volume prismático de pedra em uma paisagem coberta por um telhado vermelho - pode ser lida como uma subversão da tradicional casa de aldeia libanesa, a qual preserva os elementos fundamentais presentes enquanto radicalmente abre a casa para as vistas e reinterpreta os elementos circundantes de natureza (rochas) como dispositivos de sombreamento dinâmico, que permitem a entrada de raios de sol nos espaços privados da casa através de sua estrutura aparentemente quebrada.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Tahan / BLANKPAGE Architects" [Tahan Villa / BLANKPAGE Architects] 23 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755843/residencia-tahan-blankpage-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.