20 estações de metrô surpreendentes

Existem, ao redor do mundo, diversas estações de metrô que, com suas esculturas, iluminação e murais lembram mais museus que infraestruturas de transporte. A seguir, compilamos 20 delas a partir de listas feitas pela BBC, Lonely Planet e WebUrbanist como estações surpreendentes.

20 estações de metrô surpreendentes - Mais Imagens+ 15

1. T- Centralen (Estocolmo, Suécia)

O metrô de Estocolmo tem 100 estações e 90 deles contam com alguma exposição de arte. A primeira estação a funcionar foi T-Centralen, em 1957. No entanto, o que vemos hoje foi feito pelo artista Per Olof Ultvedt em 1975.

2. Westfriedhof (Munique, Alemanha)

Estação Westfriedhof

O que caracteriza esta estação são as onze luminárias de alumínio projetadas por Ingo Maurer e que lhe renderam o título, segundo a BBC, de uma das sete estações mais belas do mundo na categoria "Melhor Iluminação".

3. Estação Toledo (Nápoles, Itália)

Estação Toledo, Nápoles

Na mesma lista da BBC, a Estação Toledo da cidade italiana de Nápoles foi reconhecida por suas superfícies pintadas por Oscar Tusquets que lembram uma paisagem marinha.

4. City Hall (Nova Iorque, EUA)

City Hall Station

Esta estação da linha Lenxington foi inaugurada em 1904, mas encerrou suas operações em 1945. A decisão foi tomada após perceberem que não seria possível ampliá-la pelo formato da plataforma. Após o encerramento, o local tornou-se uma "estação fantasma" que atraiu a atenção dos cidadãos que queriam conhecer a estação decorada com azulejos, lustres de ferro e claraboias de vidro. Isso levou o Museu de Transportes da cidade a organizar passeios pela estação que, em 2004, foi declarada patrimônio histórico.

5. Olaias (Lisboa, Portugal)

Estação Olaias

O arquiteto que projetou essa estação, Tomás Taveira, é o mesmo que fez a intervenção de plástico colorido com Pedro Cabrita Reis, Graça Pereira Coutinho, Pedro Calapez e Rui Sanchez. A estação foi aberta em 19 de Maio de 1998 e é considerada "uma das estações mais surpreendentes da Europa", segundo o The Telegraph.

6. Drassanes (Barcelona, Espanha)

Estação de Drassanes

Construída em 1968, esta estação foi recentemente remodelada para ficar com um aspecto mais contemporâneo; o que foi alcançado através da instalação de pavimentos em resina e paredes de concreto cobertas com fibra de vidro.

7. Komsomolskaya (Moscou, Rússia)

Estação Komsomólskaya.

Os personagens mais representativos da história russa foram retratados em mosaicos por Pavel Korin nesta temporada. Na classificação da BBC, esta foi a vencedora na categoria "maior estação".

8. Syntagma (Atenas, Grécia)

Estação Sintagma

Para construção de um metrô em uma cidade antiquíssima, onde constantemente se encontram vestígios arqueológicos, é necessário o trabalho em conjunto de arqueólogos, engenheiros e do Ministério da Cultura. Muitos dos artefatos encontrados durante as escavações estão expostos na própria estação, localizada ao largo da Praça Syntagma ou Praça da Constituição.

9. Namur (Montreal, Canadá)

Estação Namur

A principal atração desta estação é a escultura Système - uma obra de alumínio de Pierre Granche que representa moléculas pendendo do teto.

10. Burjuman (Dubai, Emirados Árabes Unidos)

Estação Burjuman

O guia de viagem Lonely Planet incluiu esta estação na lista das que merecem ser visitadas pois mistura elementos tradicionais - que representam o ar, o fogo, a água e a terra - com elementos inovadores, como luminárias que lembram águas-vivas.

11. Estação Central (Kaohsiung, Taiwan)

Estação Central

A peça central desta estação é o Domo de Luz, uma escultura de Narciso Quagliata que, por seus desenhos, refere-se ao vento, ao fogo e ao tempo. Além disso, é considerada a maior escultura do gênero, permitindo que a luz natural penetre na estação. Por este motivo foi destaque na categoria "melhor iluminação natural" na lista da BBC.

12. Kievskaya (Moscou, Rússia)

Estação Kievskaya

73 propostas foram apresentadas para a concepção desta estação. Por fim, a pintura "A luta pelo poder soviético na Ucrânia" foi a vencedora, uma proposta de E.I. Katonin, V.K. Skugarev e G.E. Golubev. Além disso, o local está repleto de mosaicos instalados nas colunas de mármore.

13. St. Quirin-Platz (Munique, Alemanha)

Estação St. Quirin-Platz.

Os arquitetos que projetaram esta estação queriam que os passageiros recebessem luz natural antes de entrar no metrô, para fazê-los se sentir melhor. Assim, a estação foi concebida inteiramente de vidro.

14. Metro Center (Washington, EUA)

Washington Center Station

Nesta estação, inaugurada em 1976, convergem quatro linhas de metrô e estão em andamento projetos para a construção de túneis para pedestres que levam diretamente às áreas comerciais nas proximidades.

15. Pionyang Metro (Pyongyang, Coreia do Norte)

© John Pavelka, via Flickr. Used under Creative Commons

O metrô da capital da Coreia do Norte começou a ser construído em 1968 com um estilo muito nacionalista. Assim, em suas estações, podemos ver pinturas, murais e mosaicos retratando os principais personagens da história do país e os acontecimentos mais emblemáticos.

16. Baker Street (Londres, Reino Unido)

Estação Baker Street

Antes de desembarcar na estação, os passageiros encontram uma estátua de Sherlock Holmes, o famoso detetive dos livros de Arthur Conan Doyle inspirado por esta rua. As paredes possuem estêncis de Holmes e exposição sobre os livros.

17. Hollywood/Vine (Los Angeles, EUA)

Hollywood/Vine

Câmeras e projetores de cinema não poderiam ficar de fora desta estação construída na cidade sede da indústria cinematográfica americana, localizada no Hollywood Boulevard, onde está a Calçada da Fama.

18. Flora Station (Praga, República Tcheca)

Estação Station

As estações de metro de Praga são muito semelhantes a um estúdio de ficção científica. São decorados com superfícies geométricas que se perdem nos túneis. É por esta experiência visual que a Lonely Planet a incluiu em sua lista de lugares que merecem uma visita.

19. Canary Wharf (Londres, Reino Unido)

Estação Canary Wharf

Norman Foster foi contratado em 1999 para projetar a estação da linha Jubilee. Por este motivo a BBC a acrescentou à categoria "estações de arquitetos mais famosos".

20. Estação Arts et Metiers (Paris, França)

Arts et Métiers

As paredes, janelas e cobertura são revestidas de cobre para que os passageiros se sintam em um submarino. A estação parece uma obra de arte e fica poucos metros abaixo do Museu de Artes Decorativas da cidade.

Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Julia Martins, ArchDaily Brasil

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "20 estações de metrô surpreendentes" 21 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755727/20-estacoes-de-metro-surpreendentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.