Centro de Educação Especial em Dornbirn / Marte Marte Architekten

Centro de Educação Especial em Dornbirn / Marte Marte Architekten - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Marte.Marte Architects; Marte.Marte Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  997
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Structural Consultant: Statikbüro DI Ingo Gehrer, Höchst
  • Construction Physics: BAU.DÄMM.TECHNIK, Frastanz
  • Ground Engineering: 3P Geotechnik, Lauterach
  • Building Contractor: Oberhauser & Schedler, Andelsbuch
  • Site Supervision: Albrecht Baumanagement GmbH, Dornbirn
  • Surveyor: AVD Vermessung ZT GmbH, Dornbirn
  • Electrical Planning: Hiebeler-Mathis OG, Hörbranz
  • Fire Protection Planer: IBS-Institut für Brandschutztechnik, Linz
  • Heating/ Sanitation: Hepp/Thurnher, Dornbirn
  • Ventilation: Hörburger GmbH, Altach
  • Architect In Charge: Bernhard Marte, Stefan Marte
  • Cidade: Dornbirn
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um conjunto de instituições de educação e de cuidados especiais para crianças e adolescentes de 4 a 18 anos de idade forma um verdadeiro distrito escolar no centro de Dornbirn. Enquanto a cidade possui uma abordagem integrada em relação à educação especial, um edifício independente foi erguido para substituir o antigo edifício, que foi dilapidado e cuja estrutura básica havia sido ultrapassada há anos. Um pequeno ginásio, erguido no final do século XIX, serve como um marco distintivo do pátio da escola. O novo edifício enaltece o ginásio e se mistura com o entorno histórico em termos de paisagem urbana e sua configuração espacial. Um pátio compartilhado estabelecido com a escola primária vizinha, também atua como uma suave transição espacial para o lado oeste da escola secundária.

Cortesia de Marte Marte Architekten

As salas de aulas e de grupos nos três pavimentos superiores estão agrupados densamente em torno de um pátio interno. Os elementos de circulação que o circundam são espaçosos, áreas de jogos e exercícios são banhadas com luz natural e suas grandes aberturas propiciam as belas vistas do exterior, mas também abrem as vistas do interior. As grandes esquadrias nas salas de grupo também trazem o melhor do ambiente urbano e natural do entorno. O átrio flui para um pátio coberto no térreo e confere luz suficiente ao ginásio do subsolo através das aberturas adicionais situadas nas escadas de emergência.

Cortesia de Marte Marte Architekten

O concreto aparente habilmente moldado é o contraponto para a interação de painéis de madeira e superfícies coloridas dentro do edifício. Verde, a cor simbólica da vida, permeia o edifício em nuances sutilmente coordenadas nas paredes e pisos, ilumina os quartos e muda de tom, dependendo da direção e iluminação. Destaques coloridos em alguns móveis, como o vermelho e laranja, e o piso de linóleo vermelho no auditório e na sala dos professores representam um espaço de retiro e comunicação. A tonalidade branca e suave neutraliza o ambiente nas salas de educação especial.

Planta Baixa Primeiro Pavimento

O rendimento energético é de primeira qualidade; a ventilação controlada, a compacidade da estrutura e da qualidade dos materiais usados ​​garante valores ótimos. As proporções, a direção consciente da luz e da atenção, o concepção de cores e o padrão de construção se combinam para formar um todo espacial consistente,  que, pelo menos harmoniza e dá um pouco de estrutura para o mundo das crianças e adolescentes com deficiência grave e, ao mesmo tempo inspirando-os.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Schulgasse 40, 6850 Dornbirn, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Educação Especial em Dornbirn / Marte Marte Architekten" [Special Education Centre in Dornbirn / Marte.Marte Architects] 15 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755601/centro-de-educacao-especial-em-dornbirn-marte-marte-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.