“Os Gêmeos” convertem 6 grandes silos em uma obra de arte pública

A Bienal de Vancouver é um evento que, duas vezes por ano, presenteia os habitantes com novas obras de arte para que sejam desfrutadas nos locais em que passam diariamente.

Esse ano os organizadores escolheram intervir na ilha Grandville, onde viram a possibilidade de converter seis enormes silos de 23 metros de altura em obras de arte, como parte de um Museu a Céu Aberto.

Os encarregados de pintar as estruturas foram “Os Gêmeos” brasileiros. Os murais foram inaugurados no início de setembro, mas estão dando o que falar há algum tempo. Isso porque a intervenção de 7.200 m² será permanente e alterou o aspecto das estruturas que seguiram funcionando, mas com uma imagem que tem apoio dos cidadãos.

“Os Gêmeos” convertem 6 grandes silos em uma obra de arte pública - Mais Imagens+ 10

Levando em conta que a bienal caracteriza-se por dar aos artistas a oportunidade de criar estruturas que permaneçam nos espaços públicos, os gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo decidiram que, através da pintura, transformariam uma infraestrutura que não se limitasse a uma parede de duas dimensões, superfície em que já trabalharam muitas vezes. Disseram que “criariam um diálogo entre os mundos bidimensionais e tridimensionais”.

A enorme dimensão das estruturas tornou-se um desafio para os artistas em relação ao custo e o tempo necessário para pintá-la. Para solucionar a questão do financiamento, a bienal lançou uma campanha de crowdfunding no Indiegogo que, como meta inicial, propôs reunir US$ 20.000 para realização da primeira etapa. No entanto, a dupla, que vem pintando há mais de um mês, vai continuar trabalhando nos silos para que sejam concluídos em 2015.

Os silos são parte da empresa de cimento Ocean e estão localizados na orla da ilha Granville, um lugar caracterizado por um grande número de visitantes –estima-se 10,5 milhões de pessoas por ano, já que em seus arredores encontram-se o Mercado Público e a Emily Carr University.

Além disso, como o lugar é bastante multicultural, a ideia era mostrar as novas perspectivas culturais que estão aflorando na orla da ilha. De acordo com os irmãos, a presença de água no local é bastante significativa, pois simboliza a vida, que é muito presente em sua obra.

A intervenção nos seis silos faz parte do projeto "Gigantes", que já levou os grafiteiros a pintar em cidades dos Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Países Baixos, Polônia, Portugal e, claro, Brasil.

Via Plataforma Urbana. Tradução Eduardo Souza, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "“Os Gêmeos” convertem 6 grandes silos em uma obra de arte pública" 19 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755464/os-gemeos-convertem-6-grandes-silos-em-uma-obra-de-arte-publica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.