Cinco edifícios competem pelo título de "melhor arranha-céu do mundo"

Rem Koolhaas, Steven Holl, Jean Nouvel e Boeri Studio são os autores dos cinco arranha-céus que competem pelo título de "melhor do mundo". Escolhidos como finalistas do International Highrise Award (IHA) 2014, os quatro escritórios estão muito próximos de um prestigioso título e um prêmio de €50 mil.

Os organizadores do prêmio anunciarão um vencedor em meados de novembro. O arranha-céu escolhido será selecionado por um renomado júri multidisciplinar com base em critérios que variam do uso de tecnologias inovadoras até propostas de desenvolvimento urbano integrado do edifício e relação custo-banefício.

“Boa arquitetura requer disposição a assumir riscos e um desejo de experimentar. Todos os finalistas assumem essa abordagem - não pode haver inovação sem experimentação. Nossa lista de finalistas compreende três diferentes protótipos do futuro", comentou o presidente do júri, Christoph Ingenhoven.

Veja os cinco finalistas e os comentários do júri, a seguir...

Bosco Verticale, Milão / Boeri Studio

Bosco Verticale, Milão/ Boeri Studio. Imagem © Kirsten Bucher

Segundo o júri, esses "arranha-céus florestas" são um exemplo impressionante de uma simbióse entre arquitetura e natureza. Cada um dos 400 apartamentos terá acesso a um pátio ou sacada, que age como o jardim privado de cada morador.

De Rotterdam, Rotterdam / OMA

De Rotterdam, Roterdã/ OMA. Imagem © OMA, photographer: Ossip van Duivenbode
De Rotterdam, Roterdã/ OMA. Imagem © OMA, photographer: Ossip van Duivenbode

De Rotterdam (Roterdã, Países Baixos) se orienta a partir da ideia de uma "cidade vertical" cujas várias funções parecem estar visivelmente empilhadas. A multi-funcionalidade do edifício, sua ocupação altamente densificada e sua "inquietante beleza" impressionaram o júri.

One Central Park, Sydney / Ateliers Jean Nouvel

One Central Park, Sydney / Ateliers Jean Nouvel. Imagem © Simon Wood
One Central Park, Sydney / Ateliers Jean Nouvel. Imagem © Simon Wood

A bem sucedida combinação de inovação, sustentabilidade e custo-benefício alçou o One Central Park à lista de finalistas. Esse projeto, que consiste em duas torres, se baseia numa organização trapezoidal - os dois elementos verticais compartilham uma mesma base e se erguem com um vazio entre si. O edifício inteiro é permeado por vegetação.

Renaissance Barcelona Fira Hotel, Barcelona / Ateliers Jean Nouvel

Renaissance Barcelona Fira Hotel, Barcelona / Ateliers Jean Nouvel. Imagem © Roland Halbe
Renaissance Barcelona Fira Hotel, Barcelona / Ateliers Jean Nouvel. Imagem © Roland Halbe

Dois "discos" paralelos constituem a característica mais marcante do Renaissance Barcelona Fira Hotel, de 105 metros de altura. Esse edifício também apresenta um vazio entre seus elementos, que é permeado por vegetação e permite a passagem do ar.

Sliced Porosity Block, Chengdu / Steven Holl Architects (Nova Iorque)

Sliced Porosity Block, Chengdu / Steven Holl Architects (Nova Iorque). Imagem © Iwan Baan
Sliced Porosity Block, Chengdu / Steven Holl Architects (Nova Iorque). Imagem © Iwan Baan

Como os especialistas afirmam, o Sliced Porosity Block (Chengdu, China) instaura novos padrões sociais, culturais e de planejamento urbano. No centro do complexo residencial e corporativo há uma grande praça que se torna uma experiência particularmente espetacular para a região durante à noite, quando a iluminação do espaço atinge as fachadas das torres. Neste projeto o espaço público, que é tão frequentemente negligenciado nos empreendimentos chineses, foi levado em consideração.

Deixe sua opinião nos comentários a seguir sobre qual edifício merece o título de "melhor do mundo".

Via IHA.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Cinco edifícios competem pelo título de "melhor arranha-céu do mundo"" [Five Buildings Compete to be Named "World's Best Highrise"] 18 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755383/cinco-edificios-competem-pelo-titulo-de-melhor-arranha-ceu-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.