Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura – Campus Igara UFCSPA / OSPA

Apresentamos a seguir o projeto desenvolvido pelo escritório OSPA Arquitetura e Urbanismo para o Concurso Nacional de projetos para o Campus Igara UFCSPA, localizado em Canoas - RS. A proposta que segue foi premiada com o Primeiro Lugar.

Dos arquitetos: Mais que uma instituição pública, um espaço público. Esta é a premissa que norteia e baliza o desenvolvimento do projeto do novo campus da UFCSPA. Em um contexto urbano ainda em formação, o Campus Igara surge como potencial elemento articulador das relações espaciais e humanas que o circundam. Uma praça, fluída e permeável como se supõe, em contraponto a densidade volumétrica que a solução programática sugere em uma primeira abordagem.

Cortesia de OSPA Arquitetura e Urbanismo

Um lote, duas faces. Duas possibilidades de conexão com a cidade. O conceito “frente x fundos”, “público x serviços”, nunca foi uma opção. Um eixo longitudinal, acessível e convidativo, conecta as duas faces, interfaces. Interfaces, que apesar da diferença hierárquica, são igualmente necessárias à formação do quarteirão, cuja face hoje revela as cicatrizes da nossa política habitacional. Nossa cidade, nossa vida. Na face dos edifícios, os olhos da cidade.

Cortesia de OSPA Arquitetura e Urbanismo

Extensão natural da calçada. Assim o programa se desenvolve. O espaço aberto articula as funções do Campus, muito além das atividades acadêmicas. O acesso independente, com controles independentes, aos diversos usos fomenta também a diversidade de usuários. Apenas dois edifícios elevados, com atividades exclusivas da academia, o resto é praça.

Cortesia de OSPA Arquitetura e Urbanismo

O Campus não para. Uma obra não deve parar, ou mesmo interferir prejudicialmente na rotina do campus. O ciclo de uma obra pode muitas vezes ser equivalente ao período de um aluno na própria instituição. Possivelmente excluídos alguns arquitetos e engenheiros, ninguém quer estudar em um canteiro de obras. As duas faces do terreno permitem que solucionemos esta equação de forma controlada. A etapa 2 de expansão do campus, através do zoneamento proposto, ocorre com acesso direto a partir da rua, evitando conflito de fluxos com o dia a dia da instituição. Da mesma forma, toda a estrutura proposta, tanto da segunda, quanto da primeira fase, valem-se de um sistema construtivo misto de aço e concreto, em suas melhores características, tração e compressão, visando otimização no tempo de execução, redução de resíduos, economia e adequação ao partido proposto.

Cortesia de OSPA Arquitetura e Urbanismo

Boa arquitetura por si só já pressupõe a solução adequada das variáveis bioclimáticas, bem como de seus sistemas complementares. Orientação dos edifícios para recebimento da menor carga térmica, correta ventilação e iluminação do espaço esportivo coberto, apesar da dimensão generosa, foram alguns dos condicionantes mais estudados. Contudo vale ressaltar a simplificação dos fluxos internos do Campus, seja através de escadas abertas e convidativas, quando a verticalização faz-se necessária, em contraponto ao uso de elevadores, seja pela aproximação das demais atividades da cota da rua. Esta segunda constituindo o grande gesto do projeto, a articulação entre as principais funções de um campus, as áreas de interação informal e convivência, que nos permitem ir além da formação técnica. Moldam personalidades. Afinal, quais são nossas memórias dos tempos de faculdade?

Cortes. Image Cortesia de OSPA Arquitetura e Urbanismo

FICHA TÉCNICA

  • Autor: OSPA Arquitetura e Urbanismo
  • Equipe: Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Franco Miotto, Manoela Obino, Aline Taís Comiran, Ellen Renata Bernardi, Augusto Tumelero e Matheus Lorenzet
  • Cliente: Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Localização: Canoas - RS
  • Área do terreno: 24.600 m2
  • Área projetada: 26.385 m2
  • Projeto: Agosto 2014

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura – Campus Igara UFCSPA / OSPA " 16 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755359/primeiro-lugar-no-concurso-nacional-de-arquitetura-nil-campus-igara-ufcspa-ospa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.