Chamada aberta para o concurso Unbuilt Visions 2014

Unbuilt Visions promove o debate crítico sobre arquitetura e design ao reconhecer a excelência nos projetos não construídos. Esse concurso anual oferece a oportunidade de envolver, numa fase conceitual, a arquitetura, o urbanismo, o design de interiores e o design de objetos, reconhecendo os trabalhos que oferecem uma contribuição crítica ao discurso arquitetônico.

Historicamente, projetos não construídos exerceram uma influência significativa na trajetória da arquitetura e do design mundial. O cenotáfio monolítico em homenagem a Newton, projetado por Étienne-Louis Boullée, expressava uma grandeza sublime que continua a seduzir os arquitetos contemporâneos. A utópica Ville Radieuse (1924) de Le Corbusier propunha uma reforma que transformaria radicalmente o projeto das cidades do século XX. A austera proposta de Mies van der Rohe para o Concurso de Arranha-céus na Friedrichstrasse (1921) fomentou uma profunda revisão em nossas percepções e expectativas para os espaços de trabalho modernos.

Contínuas mudanças na teoria e produção arquitetônica guiaram novos desejos de criar e abordar oportunidades inexploradas. Refletindo as forças de globalização e as crises, os arquitetos e designers contemporâneos negociam novos territórios, definindo abordagens alternativas e envolvendo metodologias novas. A natureza cada vez mais multidisciplinar de nosso trabalho se tornou mais experimental e, ao mesmo tempo, menos classificável. Em uma era de significativa inovação tecnológica, projetos especulativos oferecem um grande potencial para avançar no discurso teórico, bem como modos alternativos de intervir no ambiente construído. Contudo, não se pode negligenciar os riscos e desafios inerentes à exploração de fronteiras desconhecidas.

No século XXI, que ideias não construídas refletirão as noções mais significativas e vanguardistas de nosso tempo?

Unbuilt Visions reconhece a excelência em projetos que, até hoje, permanecem não construídos. Projetos não construídos de natureza teórica, acadêmica ou outra serão avaliados e premiados por um renomado júri internacional compostos por arquitetos, designers, teóricos e historiadores. Todos os projetos enviados ao concurso serão considerados para a publicação em "UnbuiltVisions I", o primeiro volume de uma série de documentará as transições na arquitetura não construída.

Financiado pelo escritório d3, de Nova Iorque, esse programa anual é aberto a arquitetos, paisagistas, designers, estudantes e qualquer outra pessoa interessada pelo ambiente construído. Serão aceitos projetos não construídos de arquitetura e design de qualquer natureza. Não há restrições quanto ao local ou programa.

Para mais informações, por favor, acesse a página oficial do concurso.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Chamada aberta para o concurso Unbuilt Visions 2014" [Open for Submissions: Unbuilt Visions 2014] 17 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755328/chamada-aberta-para-o-concurso-unbuilt-visions-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.