Itacolomi 445 / gruposp

Itacolomi 445 / gruposp - Janela, FachadaItacolomi 445 / gruposp - Fachada, AidoItacolomi 445 / gruposp - Fachada, VidroItacolomi 445 / gruposp - JanelaItacolomi 445 / gruposp - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Grupo SP; gruposp
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Estrutura: Paulo Sayeg
  • Instalações: PHE
  • Caixilhos: ArqMate
  • Paisagismo: Camila Vicari
  • Interiores: Ana Costa
  • Painel Artístico: Kimi Nii
  • Incorporação: Idea Zarvos
  • área Do Terreno: 328,50 m²
  • Arquitetos Responsáveis: Álvaro Puntoni, João Sodré, Jonathan Davies, André Nunes
  • Colaboradores: Fabricius Mastroantonio, Julia Caio, Alexandre Mendes
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

CONTRUIR EM HIGIENÓPOLIS

O bairro de Higienópolis é caracterizado por um conjunto edificado consolidado quase que predominantemente construído nas décadas de 50 e 60. Uma arquitetura expressiva, bem construída e apartamentos com áreas generosas, além de uma cobertura vegetal significativa.

O projeto do Itacolomi 455 procura reforçar o protagonismo do bairro, não o negando, mas abrindo-se para esta paisagem construída e permitindo simultaneamente que o bairro inunde seus espaços internos. 

Itacolomi 445 / gruposp - Escada, Fachada, Corrimão
© Nelson Kon

CONSTRUÇÃO DO CHÃO

Um espaço aberto com pé-direito duplo no pavimento térreo, expressa a preocupação em construir uma relação entre o edifício e seu entorno, como uma praça que estende os espaços da calçada.  Permite que seja possível ver a rua desde o espaço interno e, de forma inversa, toda extensão do terreno desde a rua, situando o usuário no lote que é o fragmento da superfície da cidade.

Itacolomi 445 / gruposp - Fachada, Aido
© Nelson Kon

Um volume longitudinal revestido de madeira, que paira sobre este espaço, abriga o zelador e a sala de ginástica.

O volume da circulação vertical organiza este chão conformando um espaço de acolhimento ligado a rua.  Este volume recebe um mural de ladrilho hidráulico concebido ela ceramista Kimi Nii, sublinhando o desvelo com a relação deste espaço com a cidade.

O espaço posterior, mais reservado, abriga uma varanda aberta de estar comum e a piscina de 25 metros de extensão, além de um jardim. 

Corte 03

CONSTRUÇÃO DA INTIMIDADE

Os apartamentos são espaços abertos, como vazios com pé-direito duplo onde é possível imaginar arranjos múltiplos de acordo com o tamanho da família e seu modo de vida.

Itacolomi 445 / gruposp - Janela
© Nelson Kon

O bloco de circulação vertical é um volume central que organiza o espaço definindo um setor de convivência ligado a rua e outro mais íntimo vinculado ao lado interno do lote.

Varandas generosas tanto na fachada anterior como posterior reforçam a relação entre o apartamento e a paisagem circundante, a copa das arvores, as visuais mais alongadas. 

Itacolomi 445 / gruposp - Janela, Fachada
© Nelson Kon

CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO

Tão importante como sua base é o coroamento do edifício, muitas vezes desprezado nas típicas construções em nossa cidade. A estrutura principal de concreto armado é arrematada com uma estrutura complementar que conforma uma unidade habitacional especial, mais recuada em relação ao corpo principal.

Itacolomi 445 / gruposp - Fachada, Vidro
© Nelson Kon

O volume mais transparente também, liberto da altura dos edifícios contíguos, desfruta da paisagem circundante e esta protegida por um fechamento de madeira que acaba por destacá-lo do conjunto. Na cobertura uma lâmina d’água e um observatório da cidade, da paisagem e do céu. 

Este edifício, genérico na sua concepção e sistêmico por sua flexibilidade, é especifico por sua inserção e metafórico por travar dialogo com a historia circundante.

Corte 02

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Itacolomi - Higienópolis, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Itacolomi 445 / gruposp" 13 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755258/itacolomi-445-gruposp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.