Academia Dashte Noor / Narges Nassiri-Toosi

Academia Dashte Noor / Narges Nassiri-Toosi - Mais Imagens+ 13

© Shahriyar Mazaheri

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é um dos edifícios públicos de Dashte noor, um complexo residencial no norte do Irã, que proporciona instalações esportivas para os residentes. A principal demanda dos clientes era ter duas salas separadas, relacionadas com as outras partes do complexo, e que se comportassem como um volume único. Como resultado, o conceito foi o desenho de um edifício com um volume dinâmico, que forma parte integral da paisagem que o rodeia. 

Planta baixa - primeiro pavimento

A paisagem do local é constituída por um bosque, colinas verdes e um céu azul, e o edifício foi planejado como parte integral dessa perspectiva. Portanto, o volume foi elevado do solo e suavemente faz um gesto para tocar o céu. Essa parte superior do volume representa de alguma maneira a liberação do espírito, de energia e também a conexão entre a terra e o céu.

© Shahriyar Mazaheri

A ideia de projetar uma abertura em toda a extensão do edifício em direção ao céu, pretende emoldurar a vista leste, e também orientar a obra da melhor forma. Foi desenhada uma pele independente que move-se sobre o volume e para isso foi escolhida a madeira como material principal da fachada, para fazer do edifício, algo mais próximo da natureza. 

© Shahriyar Mazaheri

O edifício está localizado em um terreno de aproximadamente 745 m². O térreo possui 235 m² que incluem o hall, uma sala de musculação, banheiros, vestiários e um bar. O segundo nível conta com 170 m² que, por sua vez, incluem outra sala de ginástica, banheiros, vestiários, bar e um lugar de estar e relaxamento.

O conceito principal do desenho interior era criar um espaço que refletisse e desse a sensação de todo o volume e a forma exterior do gesto de ascensão do edifício.

© Shahriyar Mazaheri

A estrutura do edifício foi construída a partir dos muros paralelos na direção leste-oeste, seguindo a curva e criando uma enorme armadura para sustentar o balanço de 9 metros do acesso. A seção arqueada das paredes na entrada, além de sua função estrutural, ajuda a associar a ideia principal da elevação do solo em direção ao céu. A inclinação da cobertura se divide em três níveis conferindo um leve movimento e a continuação da linha do céu.

Corte

A paisagem e a superfície em que o edifício se situa, definem o desenho construtivo e o acesso. Ao escolher o mesmo material para revestir o solo do hall e o exterior da entrada, não existe uma linha divisória entre o interior e o exterior. O desenho de quatro colunas de madeira na extremindade do edifício, cria um espaço para relaxar, e também permite aos pedestres perceber a continuação do movimento do volume.

© Shahriyar Mazaheri

O desenho do volume, além de criar uma forma de trabalhe funcionalmente como uma academia, procurou exteriorizar a ideia de que o exercício é uma atividade que libera uma grande quantidade de energia negativa e confere o relaxamento e a leveza de espírito.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 3 Novembro, 2014

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mazandaran, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia Dashte Noor / Narges Nassiri-Toosi" [Dashte Noor's Gym Building / Narges Nassiri-Toosi] 21 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755197/academia-dashte-noor-narges-nassiri-toosi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.