Residência de Madeira / S-AR stacion-ARquitectura

Residência de Madeira / S-AR stacion-ARquitectura - Mais Imagens+ 14

Monterrey, México
Monterrey, México

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objeto isolado possui a função de acolher um programa habitável reduzido a um único ambiente: estúdio e dormitório.

Cortesía de S-AR stación-ARquitectura

Essa é uma moradia básica experimental. Uma residência para uma só pessoa ou uma família muito pequena, feita inteiramente em madeira e elevada do solo, a fim de reforçar a expressão construtiva de sua estrutura: um pódio tectônico.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Os limites exteriores da residência são feitos de painéis de vidro claro para criar um espaço transparante possibilitando a completação do entorno, um terreno vazio em meio a cidade. De certa forma, esse projeto é também uma reação a ação de construir a cidade.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Foi desenvolvido um exercício construtivo baseado em elementos de madeira de 2", 3" e 4" de espessura. Partindo de uma cimentação constituída por cilindros de concreto colados no local rodeando 16 componentes de 4"x 4" colocados a 1 metro de distância entre si. Uma trama de vigas de madeira foi projetada para dar sustentação ao tablado do piso. 

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Os apoios da cobertura são por um lado, uma fileira de colunas esbeltas que seguem a mesma modulação dos apoios inferiores, enquanto que na outra extremidade o apoio se constitui em uma grelha vertical que origina também um mobiliário presente ao longo de todo o espaço.

Cortesía de S-AR

Sobre esses elementos repousa outra trama de vigas que sustenta uma cobertura leve de chapas de compensado, cobertas com um isolante térmico e uma fina lâmina metálica que serve como impermeabilizante. 

Cortesía de S-AR stación-ARquitectura

Dois elementos cilíndricos fixos aparecem no interior. O maior abriga a área do banheiro. O menor abriga a pia e também serve de sustentação para a tubulação de água.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

A obra induz a uma reflexão sobre utilizar ou não um terreno, sobre construir ou não e quanto construir. Dentro desse magma de construções que aumenta a cada dia na cidade, fazer essa reflexão também é refletir sobre a sustentabilidade.

Cortesía de S-AR

Por isso, decidimos fazer uma moradia mínima, utilizando materiais econômicos e sistemas de climatização muito básicos, mas muito lógicos, como elevar a obra do solo para que o vento pudesse passar e ajudar a resfriá-la. Utilizamos um orçamento muito limitado e mesmo assim chegamos a um resultado muito poético mais vazio do que cheio, mais transparente do que opaco. Transparente em sua estrutura e na honestidade no uso dos materiais, que torna a obra sustentável.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência de Madeira / S-AR stacion-ARquitectura" [Casa de Madera / S-AR ] 02 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755193/residencia-de-madeira-s-ar-stacion-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.