Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Janela, Tijolo, Fachada, Arcada, ArcoClássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Tijolo, Fachada, Arco, ArcadaClássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Tijolo, Fachada, Arco, Arcada, AidoClássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Mesa, Cadeira, IluminaçãoClássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Mais Imagens+ 10

Dois atributos determinam o edifício: os tijolos maciços de cerâmica de tom avermelhado que o materializa e os diferentes arcos e abóbadas que cobrem seus recintos. Os tijolos estão assentados de diferentes modos, principalmente à meia vez. As abóbadas são predominantemente de berço, com exceção das galerias que são cobertas por abóbadas abatidas, e os arcos que determinam as aberturas de passagem são sobretudo plenos, com exceção dos arcos de acesso ao edifício, que são do tipo ultrapassado.

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Janela, Fachada, Arco, Arcada
© André Luiz Prado
Planta. Acervo Bruno Santa Cecília

O edifício está organizado num único pavimento distribuído em quatro setores: salas de aula, recreio coberto, administração e biblioteca, separados e unidos por galerias cobertas e pátios abertos. A abóbada abatida que protege a galeria vence um vão de dois metros e meio e se estende por sessenta metros de comprimento.

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Tijolo, Arco, Arcada
© André Luiz Prado

As sete salas de aula estão dispostas consecutivamente. São configuradas a partir de um retângulo de oito por seis metros e estão separadas no seu lado maior por quatro pequenos recintos de despensa e depósito, iluminados por duas torres idênticas, porém com aberturas opostas, que se destacam no perfil do conjunto. A abóbada que protege as salas vence o vão referente a seu lado menor, de tal modo que a fachada produzida é uma sequência de arcos plenos destacados pelos remates de tijolos.

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Mesa, Cadeira, Iluminação
© André Luiz Prado

As torres também são executadas em tijolo cerâmico. A porção superior das torres é formada por um arco de ângulo reto e a abertura que ilumina seus recintos é determinada por um arco de ângulo raso.

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Tijolo, Fachada, Arco, Arcada, Janela
© André Luiz Prado

As fachadas externas das salas de aula são compostas por duas aberturas arqueadas que reforçam o arco pleno da sua abóbada. A abertura superior é similar à abertura das torres, um arco de ângulo raso, porém aqui protegido por tijolos assentados com espaços iguais entre eles, configurando um quadriculado de cheios e vazios que se intercalam. A abertura inferior é determinada por um arco abatido similar ao das galerias e por uma porção inferior retangular, e é protegida por vidro e grades metálicas verticais.

Cortes. Acervo Bruno Santa Cecília

O anfiteatro está posicionado na porção central da planta, entre o recreio coberto e as salas da administração, e separados por galerias opostas idênticas. É delimitado por um quadrado de dez metros e meio de lado, implantado a aproximadamente dois metros e dez centímetros abaixo do nível do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Tijolo, Fachada, Arco, Arcada
© André Luiz Prado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Amazonas, 1193 - Alvorada, Timóteo - State of Minas Gerais, 35180-628, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia" 08 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/733784/classicos-da-arquitetura-grupo-escolar-vale-verde-eolo-maia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.