Sede Agros / Rocha Leite Arquitectos Associados

Sede Agros / Rocha Leite Arquitectos Associados - Mais Imagens+ 43

© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação do edifício no terreno é resultado de um estudo urbano prévio para um lote de 220 mil m² onde Agros queria concentrar sua sede e todos seus serviços de apoio geograficamente dispersos. O novo espaço também contêm uma série de outros equipamentos sociais, recreativos e culturais, e deve se concentrar no relacionamento e envolvimento com a natureza, um conceito que está subjacente à atividade da empresa.

© Fernando Guerra | FG+SG

A visibilidade que era necessária para a Sede da Companhia apontou para um local mais próximo possível da rodovia A28 que faz fronteira com o terreno, a leste, completando, por sua vez, o eixo principal que foi criado como uma estrada estruturante para o perímetro.

© Fernando Guerra | FG+SG

Enquanto nosso cliente queria enfatizar a força e a representatividade de Agros UCRL como uma união de cooperativas que tem crescido ao longo dos últimos 60 anos, e se esforça para o desenvolvimento da agricultura portuguesa, com uma nova sede simbolizada por uma torre, o Plano Diretor Municipal para o local define o limite do térreo e primeiros andares. Para nós, o edifício deve ser um reflexo dos níveis de exigência, rigor e modernidade desta empresa que, de alguma forma, nos surpreendeu, uma vez que é caracterizada pelo uso de tecnologias de ponta para apoiar a sua produção de leite. Ela nos deu um grande desafio, e queríamos responder com um projeto de edifício que também seria notável por sua ousadia estrutural, e isso representava um desafio ainda maior para a equipe de projeto de engenharia que nos apoiaram durante todo o processo, com persistência e competência técnica . Como forma de contornar as restrições de planejamento urbano quanto a seu gabarito, propusemos que o edifício fosse lido como uma "torre reclinada ", mas sem abrir mão da importância e do simbolismo que um edifício destas características pressupõem. O edifício é definido pelo comprimento de um paralelepípedo puro de volume de dois andares, com destaque para o seu domínio longitudinal, acentuado pela sua saliência de 8m no comprimento da fachada leste e pela sua suspensão parcial sobre o espaço verde que a rodeia. Este edifício de 3.200 m2 "pousa" levemente em uma base a oeste/sul, que forma o estacionamento, e está acima do solo, mantendo-se cercado e atravessado pela vegetação natural e apenas apoiado em uma escada de emergência que simula um grande pilar.

© Fernando Guerra | FG+SG

O acesso é centralizado e servido por uma grande rampa que leva à entrada marcada por um átrio coberto externo, amplo, e de pé direito duplo. A organização interna do edifício é muito clara e disciplinada. O programa é composto por quatro unidades funcionais - os três Departamentos e a Administração, que são dispostas em uma planta quase simétrica em dois andares, divididos em duas alas, norte e sul. Todos os serviços comuns e os acessos às duas alas do edifício estão localizados no centro. As alturas duplas que caracterizam as áreas de acesso comum fornecem  transparência e interação entre os diversos espaços de uso comum , o que lhes dá maior dinâmica. Há também um pátio semi-fechado ao ar livre, e bastante arborizado em cada uma das duas alas do edifício, o que racionaliza e reforça mais uma vez a proximidade arquitetônica entre os departamentos sobrepostos. Estes pátios que servem para marcar a relação com a paisagem circundante e também para impedir que a circulação se torne muito interiorizada, e isso beneficia as áreas de estar/espera áreas que antecedem as áreas destinadas aos chefes dos vários departamentos.

© Fernando Guerra | FG+SG

A sóbria mas expressiva combinação visual dos acabamentos externos do edifício tem um simbolismo subjacente. A brancura pura do leite, a essência da Agros, é alcançada através do mármore Estremoz que delineia a densidade e a transparência do vidro térmico cinza escuro, resultando em um conjunto diferenciado de contrastes, reflexos e interação de luz ao longo do dia que dão uma expressão dinâmica para o edifício. A visibilidade do edifício não é perdida, à noite, de modo que a sua fachada foi tratada como uma grande caixa de luz auto-iluminada que a qualquer hora do dia prende o olhar dos transeuntes, conseguindo refletir a imagem de uma empresa que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.

© Fernando Guerra | FG+SG

Do ponto de vista construtivo, o conjunto arquitetônico visa explorar os limites da construção em concreto armado. As grandes saliências que caracterizam o equilíbrio estrutural do edifício são alcançadas pela criação de uma plataforma sólida em concreto armado com pré-esforço transversal e longitudinal, capaz de suportar o volume dos pisos superiores, consistindo de uma estrutura modular mista mais leve com pilares metálicos e fina lajes de concreto. A base que suporta este volume é uma cave semi-enterrada, projetada para estacionamento, armazenamento e estufas, e é construído inteiramente em concreto armado.

Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sede Agros / Rocha Leite Arquitectos Associados" [Agros Headquarters / Rocha Leite Arquitectos Associados] 23 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/704139/sede-agros-slash-rocha-leite-arquitectos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.