López Cotilla 857 / Taller Capital

López Cotilla 857 / Taller Capital - Mais Imagens+ 12

Cidade do México, México
© Zaruhy Sangochian

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Colonia del Valle está localizada no centro geográfico da Cidade do México e distingue-se por ser um dos bairros residenciais mais urbanos. Ainda que, na sua fundação, durante os anos 30, foi pensada como uma zona de casas de campo com jardins amplos ao sul da então cidade, o rápido crescimento demográfico fez com que o bairro fosse sendo densificado, alterando sua imagem. Agora, ele está composto por uma mescla de residências unifamiliares e construções entre três e cinco pavimentos com usos tanto para moradia como para escritórios e comércios. 

© Luis Gordoa

Nesse contexto desenvolvemos o projeto para um edifício habitacional de quatro pavimentos em um terreno de 300 m² com dimensões de 10 x 30 e acessado pelo menor lado. O prédio orientado leste-oeste contempla o desenho de seis apartamentos com possibilidade de expandir-se para sete, todos com vista tanto para a rua e sua parte arborizada quanto para um pátio localizado na parte posterior do terreno. Para isso, foram desenhadas moradias longitudinais que organizam os diferentes espaços através de um corredor. Este último, junto com os pátios de iluminação situados no centro do prédio, facilita a separação entre os espaço públicos e privados.

© Zaruhy Sangochian

A estética do edifício responde a materialidade e a expressão da estrutura: tijolo vermelho e concreto. A fachada está composta por uma série de aberturas que servem de sacadas, assim como um grande maciço que representa a caixa do elevador. Através delas confere-se profundidade a fachada, criando importantes espaços externos cobertos e privacidade nos cômodos. Por outro lado, o cubo do elevador revela a conexão vertical que aparece através de uma escada de mármore. O edifício surge de uma base de concreto e se estrutura através de uma série de feixes do mesmo material. No subsolo está localizado um estacionamento para dez automóveis.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, DF, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "López Cotilla 857 / Taller Capital" [López Cotilla 857 / Taller Capital] 06 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628204/lopez-cotilla-857-taller-capital> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.