Arq.Futuro e Instituto Semeia promovem evento “Parques do Brasil”, em São Paulo

O Arq.Futuro, em parceria com o Instituto Semeia, promove o evento “Parques do Brasil: modelos de gestão, oportunidades e exemplos que inspiram”, que acontecerá no dia 7 de outubro, no auditório da Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Especialistas internacionais vão compartilhar suas experiências na gestão de parques, entre os quais Lydia Ragoonanan, gerente do Rethinking Parks, que trará a perspectiva da instituição britânica na manutenção e melhoria de parques no Reino Unido.

A Rethinking Parks trabalha com um fundo de £1 milhão, a partir de recursos do Heritage Lottery Fund, do Big Lottery Fund e da organização filantrópica Nesta, para financiar projetos de até £100 mil que tragam ideias inovadoras para a gestão de parques.

Dados da Rethinking Parks indicam que o financiamento público para serviços de parques terá uma queda de 60% no orçamento do governo na próxima década, embora 70% dos administradores de parques tenham notado um aumento expressivo no número de visitantes. Com o aumento da importância desses espaços públicos para a vida urbana, surge a necessidade de contemplar novos modelos de negócios que possam tornar os parques economicamente atraentes e sustentáveis.

A Rethinking Parks organizou uma competição nacional para reunir projetos inovadores para parques. A organização selecionou 11 finalistas que serão apresentados por Lydia Ragoonanan no seminário Parques do Brasil, em São Paulo.

Algumas ideias levantadas incluem a produção de instalações temporárias para gerar receitas ao parque, como cinemas a céu aberto, festivais culinários e exposições artísticas. O Park Hack, no bairro de Hackney em Londres, prevê um modelo de negócios em que as empresas da região financiam a manutenção dos parques, mas, em contrapartida, podem usar o espaço para eventos corporativos.

Park Hack, Londres. A organização filantrópica Groundwork London e o escritório de arquitetura Gensler desenvolvem um modelo de negócios em que empresas financiam e usam os parques da região para eventos corporativos. Cortesia de Park Hack/Rethinking Parks

Na comunidade de Burley, uma iniciativa que será testada é o uso da criação de abelhas e plantação de flores para produção de óleo, como maneiras de gerar receita para os parques e, assim, custear sua manutenção. Outro projeto em andamento na Escócia vai procurar aproximar os parques dos cidadãos por meio de um mapa digital com uma agenda atualizada de todas as atividades culturais que acontecem nos parques de Glasglow e Edimburgo.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através da página do Arq.Futuro. Conheça os 11 projetos apoiados pela Rethinking Parks aqui.

Via Arq.Futuro

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arq.Futuro e Instituto Semeia promovem evento “Parques do Brasil”, em São Paulo" 04 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628146/arq-ponto-futuro-e-instituto-semeia-promovem-evento-parques-do-brasil-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.