Projeto de COBE transforma um antigo silo em Nordhavnen em um edifício de apartamentos

Cortesia de COBE

O escritório dinamarquês COBE está transformando o maior edifício industrial de Nordhavnen - um silo - em um edifício residencial com programas privados e públicos. Para o grupo, responsável também pelo planejamento urbano de Nordhavnen, esse projeto marca o início do futuro pós-industrial da região. Nordhavnen é uma área portuária localizada a apenas 4km do centro da cidade de Copenhage.

"O que é interessante em relação a antigas propriedades industriais é como preservar seu espírito e, ao mesmo tempo, usá-las para alguma outra coisa", disse Klaus Kastbjerg, proprietário do silo, ao comentar sobre o projeto de reuso adaptativo. Para preservar seu espírito os arquitetos irão manter a atmosfera industrial crua nos interiores da antiga edificação. Cada um dos 40 apartamentos adaptados apresentará vestígios históricos aparentes, como colunas e paredes de concreto.

Saiba mais sobre o projeto a seguir.

Cortesia de COBE

A variação espacial dentro do silo é imensa devido às diversas funções de armazenamento e manuseio dos grãos, dando vez a um conjunto único de apartamentos. A unidades variam de 80m² a 800m², com pés-direitos chegando a 8 metros. Cada apartamento apresentará amplas vistas panorâmicas com balcões voltados para o skyline da cidade.

Cortesia de COBE

A porção pública do edifício ocupa tanto o térreo como os pavimentos superiores, proporcionando uma experiência multidimensional para os usuários. O silo será usado para atividades públicas como exposições, eventos e conferências. Na cobertura do edifício haverá um restaurante com vistas em 360° para a capital dinamarquesa.

Enquanto o interior do edifício será preservado ao máximo, seu exterior será revestido, trazendo a fachada para os padrões atuais. Apesar dessa grande mudança, a estratégia de manter a forma delgada e alta do edifício procura preservar o caráter distinto do silo, redefinindo-o como um ícone contemporâneo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Whelan, Jennifer. "Projeto de COBE transforma um antigo silo em Nordhavnen em um edifício de apartamentos" [COBE's Adaptive Reuse of Nordhavnen Silo Marks Beginning of Redevelopment] 04 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628144/projeto-de-cobe-transforma-um-antigo-silo-em-nordhavnen-em-um-edificio-de-apartamentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.