WAF anuncia os vencedores do segundo dia de festival

O World Architecture Festival (WAF) 2014 anunciou o segundo grupo de vencedores que inclui mais dois prêmios para Vo Trong Nghia Architects e um prêmio na categoria "Cultural" para o Museu Marítimo Nacional Dinamarquês do BIG.

O festival atinge seu ápice na sexta-feira, quando o World Building of the Year e o Future Project of the Year forem anunciados pelo renomado júri composto por Richard Rogers, Rocco Yim, Julie Eizenberg, Enric Ruiz Geli e Peter Rich.

Os vencedores do primeiro dia foram selecionados a partir de uma lista de finalistas que incluía escritórios de mais de 50 países, e entre os jurados estava o CEO do ArchDaily, David Basulto.

O festival deste ano acontece entre os dias 1 e 3 de outubro e conta em sua programação com palestras, debates e oportunidades de estabelecer contatos com arquitetos e profissionais de todo o mundo.

Clique aqui para ver a lista completa de finalistas e aqui para conhecer os vencedores do primeiro dia de festival. A seguir, veja os premiados no segundo dia do WAF 2014.

WAF anuncia os vencedores do segundo dia de festival - Mais Imagens+ 18

EDIFÍCIOS CONSTRUÍDOS

Novo e Antigo: Rethinking the Split House / Neri&Hu Design and Research Office (Xangai, China)

Cortesia de WAF

Neri&Hu foi contratado para reconstruir uma casa destruída localizada na histórica região de Tianzifang, em Xangai. A missão era transformar a edificação em três apartamentos separados. 

Cortesia de WAF

O edifício foi selecionado por um júri composto por renomados arquitetos e designers e superou outras 11 propostas. Os jurados elogiaram a obra dizendo: "Esse projeto é uma crítica oportuna à perda do tecido urbano culturalmente significativo. Ele demonstra o poder da arquitetura de abordar uma agenda mais ampla."

Cívico e Comunitário: The Chapel / A21 studio (Hochiminh, Vietnã)

Cortesia de WAF

A capela é um espaço comunitário localizado em uma nova área de expansão urbana nos arredores de  Ho Chi Minh, Vietnã. 

O edifício superou outros quatro projetos e o júri o elogiou dizendo: "É um projeto bem sucedido que poderia criar um centro comunitário urbano com uma forte relação com a natureza."

Cultural: Museu Marítimo Nacional Dinamarquês / BIG (Dinamarca)

Cortesia de WAF

O novo Museu Marítimo Nacional Dinamarquês é um edifício subterrâneo construído em torno de uma doca esvaziada adjacente ao Castelo Kronborg. Concluído em outubro de 2013, o museu mostra uma profunda compreensçao de seu contexto histórico e espacial.

O júri comentou: "Achamos esse projeto muito específico e sofisticado ao mesmo tempo que provocativo. É uma resposta muito poderosa ao desafio apresentado aos arquitetos quando confrontados com uma obra antiga que pode preservar o espírito do lugar."

Hotel e Lazer: Son La Restaurant / Vo Trong Nghia (Son La, Vietnã)

Cortesia de WAF

Localizada no norte do Vietnã, a província de Son La é uma área abençoada por uma vasta reserva natural que inclui florestas virgens e belas montanhas. Como não havia previamente nenhuma infraestrutura para receber turistas, o restaurante Son La se empenhou em construir o primeiro complexo hoteleiro da região.

Segundo o júri: "Os arquitetos por trás do Son La Restaurant demonstraram uma impressionante sensibilidade e habilidade em lidar com a arquitetura tradicional vietnamita em contraponto com um contexto contemporâneo."

Villa: Dune House / Fearon Hay Architects Ltd. (Omaha Bay, Auckland, Nova Zelândia)

Cortesia de WAF

Localizada na costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia, a arquitetura foi concebida para se adaptar ao máximo ao estilo de vida da região. A casa está situada nas dunas - seu nível mais baixo está quase completamente oculto, enterrado na paisagem.

Superando outros três projetos, o júri elogiou a proposta dizendo: "O projeto nega a abordagem normal para uma villa, combinando um terreno desafiador com uma resposta muito inteligente - usando a opacidade da pele como um véu que cria uma atmosfera de mistério para a villa e protege seus ambientes internos dos fortes ventos da costa."

Produção, Energia e Reciclagem: Lune de Sang Sheds / CHROFI (Byron Hinterland, Austrália)

Cortesia de WAF

O Lune Sang Sheds é uma iniciativa única que transformará uma antiga propriedade ao norte de New South Wales em uma floresta. A proposta é excepcional no sentido de que, em vez de plantar espécies de crescimento rápido, foram escolhidas diversas árvores nativas da região para recriar uma paisagem de floresta tropical que levará gerações para se constituir plenamente.

O júri apreciou a elegância e poesia na transformação de simples galpões em extraordinárias arquiteturas que estabelecem um vínculo sensível com a paisagem.

Transporte: Scale Lane Bridge / McDowell+Benedetti (Kingston para Hull, Reino Unido)

Cortesia de WAF

Localizada em Kingston, a ponte conecta o centro da cidade e a área de conservação do centro antigo à região subdesenvolvida a leste e oferece uma nova rota de conexão entre atrações culturais.

Escolhido entre cinco finalista, o júri elogiou o projeto pela criação de um agradável espaço público sobre uma ponte rotatória, conectando os dois lados de um rio industrial ao passo que assume uma forma ousada que complementa o caráter industrial do lugar.

Saúde: Chris O’Brien Lifehouse / HDR Rice Daubney (Sydney, Austrália)

Cortesia de WAF

A Lifehouse representa a realização da mais recente proposta do Professor Chris O Brien para a criação de um equipamento integrado de tratamento contra o câncer no hospital Royal Prince Alfred (RPA). A instalação busca redefinir a experiência dos pacientes com câncer e se tornar um centro de excelência.

Escolhido entre outros três projetos, os jurados comentaram que "esse edifício redefine o tratamento contra o câncer ao focar na experiência do paciente. Ele combina arquitetura e arte com ciência médica, logística, equipamento técnico e complexa tecnologia construtiva com foco no cuidado do paciente."

Desportivo: Singapore Sports Hub / Singapore Sports Hub Design Team (Singapura)

Cortesia de WAF

O Singapore Sports Hub é um projeto chave no plano de desenvolvimento urbano do governo, constituindo uma parte essencial do plano de 2020 para uma população sustentável, saudável e em crescimento.

O edifício superou outras cinco propostas, recebendo elogios do júri por ter sido projetado "com a saúde, sustentabilidade e legado de uma nação em mente. O projeto exemplifica a bem sucedida fusão entre arquitetura e engenharia."

PROJETOS FUTUROS

Residencial: The Village / Sanjay Puri (Alibaug, Mumbai, Índia)

Cortesia de WAF

O conjunto apresenta uma solução orgânica de projeto que emerge de seu contexto e cria unidades que se tornam parte do terreno.

Batendo outras 15 propostas, o edifício desce seguindo os contornos do terreno e cria uma série de terraços jardins sombreados por estruturas pergoladas.

Propostas para concursos: Art Gallery of Greater Victoria / 5468796 Architecture + number TEN architectural group (Victoria, Canadá)

Cortesia de WAF

A equipe de projeto foi finalista de um concurso para a renovação e expansão da galeria. O concurso pedia que as propostas trouxessem a presença do centro da cidade ao museu, localizado no subúrbio, visando criar ambientes mais vibrantes.

O edifício superou outras 12 propostas e o júri o elogiou por ser criativo e por respeitar o antigo edifício com o qual se relacional.

Educacional: FPT Technology Building / Vo Trong Nghia (Hanoi, Vietnã)

Cortesia de WAF

Esse projeto é parte de um marterplan que pretende converter o campus da FPT University em uma referência em projeto sustentável. O edifício abrigará a universidade de tecnologia, onde serão formadas as próximas gerações de engenheiros e técnicos que ajudarão o Vietnã a seguir um caminho de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Os jurados elogiaram a proposta por sua inovação e visão ousada de transformar o futuro de seu entorno, voltando-se para a redução da dependência de energia do edifício.

Experimental: Skyfarm / Rogers Stirk Harbour + Partners and Arup Associates (Milão, Itália)

Cortesia de WAF

Elaborado para a Expo Milão 2015 - Feeding the Plant, Energy for Life, Skyfarm é uma proposta de fazenda vertical que possibilita o cultivo de vegetais em uma estrutura de vários pavimentos em áreas de alta densidade.

A estrutura da fazenda é construída segundo o princípio de tensegridade com elementos de bambu para definir o sistema espacial e delinear sua forma circular, ao passo que também permite uma maior flexibilidade geométrica. A estrutura aberta garante luz direta em qualquer nível, assegurando o crescimento natural dos vegetais.

O edifício foi selecionado entre outras três propostas e foi elogiado pelo júri, que disse: "O Skyfarm é um projeto completo, verossímil e belo."

Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "WAF anuncia os vencedores do segundo dia de festival" [WAF Unveils Day 2 Award Winners] 02 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628095/waf-anuncia-os-vencedores-do-segundo-dia-de-festival> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.