VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 2 de 17VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 3 de 17VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 4 de 17VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 5 de 17VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Mais Imagens+ 12

Blankenberge, Bélgica

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há anos, o Centro Aquático Vlaamse Vereniging voor (Associação Aquática Flamenca) necessitava de uma nova sede. O clube recebeu uma concessão para utilizar um lote, ao final da Oude Wenduinse Steenweg e da Bevrijdingsplein, por 27 anos, entre o antigo cais e o canal do porto.

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 7 de 17
© Klaas Verdru

A ideia básica da nova sede é o entrelaçamento da água, terra e turismo. Não somente se centrando no desenho, mas também na funcionalidade do edifício, que se tornara uma atração pública, assim como um paraíso para os turistas.

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 8 de 17
© Klaas Verdru

Contexto Cênico

A integração com o entorno e a utilização dos pré-requisitos cênicos são o princípio básico: o edifício segue as linhas do seu entorno único. As superfícies e os volumes confluem e irradiam uma linguagem orgânica. No interior, os distintos espaços são iluminados pela luz natural. Os terraços criam a ilusão de uma extensão óptica da paisagem com uma maravilhosa vista dos barcos e do porto esportivo. A natureza interage com o edifício através do enquadramento da paisagem através das vistas.

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 9 de 17
© Klaas Verdru

Arquitetura

O conceito arquitetônico interroga tanto a natureza quanto o meio ambiente. O diálogo entre a água e a terra cria um lugar dentro da intersecção de linhas. A fachada agrega a esse desenho surpreendentemente elegante, caracterizada principalmente pelo uso do concreto branco.

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 17 de 17
Planta de Situação

Todas as instalações da marina estão localizadas na planta baixa. O escritório do capitão do porto e seus companheiros de trabalho está no topo do edifício com vista panorâmica do canal do porto e das instalações esportivas. O restaurante, com seu terraço ao ar livre, está acomodado na fachada sudoeste do edifício, aquecendo-se ao sol com uma excelente vista sobre o canal do porto.

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 12 de 17
© Klaas Verdru

No primeiro andar, há um café acessível ao público. O bar está conectado com térreo (com o restaurante) por um espaço vazio com um elevador e escadas, que também podem ser operados separadamente.

O design do restaurante e do bar foi elaborado em colaboração com o arquiteto de interiores Lieven Musschoot.

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 10 de 17
© Klaas Verdru

Durável e totalmente acessível

O prédio será usado como um clube para a associação de esportes aquáticos VVW Blankenberge e é acessível a todos. O centro conta com um elevador para a cantina e para o terraço, tornando-os acessíveis, assim como um banheiro especialmente modificado com ducha integrada. Todos os quartos e, especialmente, as salas de aula, são acessíveis através de portas e corredores adequadamente largos. 

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 11 de 17
© Klaas Verdru

Por outro lado, existe uma série de aspectos energéticos integrados no conceito: um boiler de condensação HE, a ventilação feita através da recuperação de calor, aquecedores solares para a água e o uso de materiais (concreto) assegurando uma maior captura de calor.

Este é um edifício que possui todo o potencial necessário para ocupar uma posição central nos acontecimentos da sociedade e para tornar-se um refúgio para trabalhar, relaxar e socializar.

VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I - Imagem 15 de 17
Planta baixa - térreo

O resultado é um projeto único e duradouro, pronto para qualquer crescimento potencial e perspectivas de futuro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Blankenberge, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I" [VVW Blankenberge / BURO II & ARCHI+I] 01 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627993/vvw-blankenberge-buro-ii-e-archi-mais-i> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.