Loft Vasco / ILLA

Loft Vasco / ILLA - Madeira, Cadeira, Iluminação, VigaLoft Vasco / ILLA - Mesa, Cadeira, VigaLoft Vasco / ILLA - Mesa, Bancada, Cadeira, Iluminação, Viga, JanelaLoft Vasco / ILLA - Janela, FachadaLoft Vasco / ILLA - Mais Imagens+ 7

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: ILLA; ILLA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  246
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Data Do Projeto: Setembro de 2010
  • Conclusão Da Obra: Julho de 2011
  • Execução E Projeto: ILLA
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loft Vasco / ILLA - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de Reforma Residencial e Interiores, de autoria do ILLA, recebeu o Prêmio "O Melhor da Arquitetura 2012" - categoria "Reforma Residencial". A edificação residencial objeto da reforma, projeto e execução da Uma Arquitetura, já preservava a antiga casa porta-janela em terreno de 3,6m de largura (convertida em garagem e escritório), optando pela construção, nos fundos, de uma edificação quase industrial: pé direito amplo e tomadas de luz e ventilação através do telhado shed. À estrutura de concreto tinham sido adicionadas circulações verticais e horizontais metálicas.

Loft Vasco / ILLA - Mesa, Bancada, Cadeira, Iluminação, Viga, Janela
© Marcelo Donadussi

A partir dessa pré-existência, uma obra inacabada com 246m2, o projeto do ILLA teve como premissa torná-la, além de “habitável”, aconchegante e apropriado para abrigar o lifestyle agregador do morador que costuma viver intensamente e receber muitos amigos.

Plantas

Como premissa, deveria ser recriada a habitabilidade da edificação, com o menor investimento possível, através de mínimas intervenções e máximos resultados, mantendo seu aspecto industrial original e sua energy within. Para um melhor conforto térmico e acústico, as telhas metálicas antigas, danificadas pela ação tempo, foram substituídas por novas telhas sanduíche, que se acoplaram ao desenho e às grandes inclinações da estrutura de suporte original. 

No terraço, a aplicação de cobertura verde tornou utilizável esse espaço, antes sem uso, e amenizou a temperatura do quarto do proprietário, localizado abaixo deste novo jardim. Quarto este que recebeu a única grande porta/divisória de correr que, quando fechada, confere privacidade ao cômodo, já que todo o restante da casa foi mantido de forma integrada, pois não foram construídas novas divisórias para compartimentação do ambiente. 

Loft Vasco / ILLA - Madeira, Cadeira, Iluminação, Viga
© Marcelo Donadussi

Para reduzir custos, o sofá foi executado em concreto, durante a obra, através de uma laje suspensa de quatro metros de comprimento, sobre a qual foram colocadas almofadas sob medida. Com o mesmo propósito, o mobiliário da cozinha foi executado em compensado de obra, enquanto que a mesa e as cadeiras de jantar, bem como móvel da TV e do bar são peças reaproveitadas, herdadas de amigos e familiares. 

Implantação e Cortes

O piso de parquet foi aplicado somente no setor da sala, deixando o espaço mais aconchegante e delicadamente diferenciado dos demais ambientes, enquanto que, no pátio, o piso foi executado com tijolos de demolição e brita, e a escada de acesso executada com tábuas de madeiras que sobraram da obra. 

Loft Vasco / ILLA - Janela, Madeira, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Loft Vasco / ILLA" 26 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627782/loft-vasco-urbana-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.