i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurantes & Bares
  4. Brasil
  5. vapor324
  6. 2014
  7. Restaurante Tuju / vapor324 + Garupa Estúdio

Restaurante Tuju / vapor324 + Garupa Estúdio

  • 09:00 - 25 Setembro, 2014
Restaurante Tuju / vapor324 + Garupa Estúdio
Restaurante Tuju / vapor324 + Garupa Estúdio, © Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

© Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata +22

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Do arquiteto. A premissa do restaurante em evidenciar e valorizar o produto (fonte/produtor) foi traduzida em transparência tanto espacial quanto nos materiais. Foi premissa do projeto evidenciar portanto o sistema de produção, as infraestruturas, as máquinas do restaurante. Um percurso social associado a sua linha de produção.

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Neste âmbito, diferentemente do usual o restaurante revela suas entranhas; a cozinha vai para frente, "entra-se pela cozinha", local central e simbólico da casa brasileira. Como uma grande vitrine, suas fachadas translucidas intensificam esse movimento, propiciando franco dialogo com a cidade. 

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Os limites entre interno e externo são muito tênues, a rua invade o restaurante, comunica-se com uma praça interna no interior do terreno, convida as pessoas a um belo jardim, com frutas, flores e legumes ao lado das mesas. Um percurso que perpassa todos os seus ambientes, ora interno ora externo, e que revela todo o seu funcionamento - da cozinha à horta que a abastece. 

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Tratando-se de uma reforma de um edifício existente, toda a parte de infraestrutura foi locada em dois novos edifícios, concebidos para a adequação ideal das áreas provedoras (técnicas) do restaurante. Visando uma obra rápida e racional, partiu-se ao emprego de materiais industrializados, com materiais acessíveis, mas empregados de maneira engenhosa. Estrutura metálica, painéis de laje pré fabricado, fachadas duplas em placas modulares de policarbonato alveolar, piso epóxi e caixilhos metálicos; além de responder a todas exigências técnicas solicitadas foram determinantes para agilizar o curto prazo da obra, e ao mesmo tempo, contrastar com a estrutura e os materiais da casa existente (madeira e alvenaria). 

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Neste projeto, portanto, a sustentabilidade perpassa as diferentes etapas projetuais; da concepção estrutural rápida, do emprego de materiais industriais, da preservação do edifício existente, a utilização de água de reuso nas áreas verdes e a tentativa de tratar o paisagismo como participante funcional do restaurante.

Plantas
Plantas
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Restaurante Tuju / vapor324 + Garupa Estúdio" 25 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/627634/restaurante-tuju-vapor324-mais-garupa-estudio>
Ler comentários
Ler comentários