Residência Torcuato / BAK arquitectos

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 2 de 33Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 3 de 33Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 4 de 33Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 5 de 33Residência Torcuato / BAK arquitectos - Mais Imagens+ 28

Malvinas Argentinas Partido, Argentina
  • Arquitetos: BAK arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  273
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Inés Tanoira
  • Projeto E Gerenciamento: Maria Victoria Besonias, Guillermo de Almeida, Luciano Kruk.
  • Colaborador: Enzo Vitali
  • Cidade: Malvinas Argentinas Partido
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 20 de 33
© Inés Tanoira

O Lugar

Um terreno em um Country Club fundado em 1950 o qual, o passar dos anos acrescentou-lhe um valor incalculável originando uma esplêndida arborização. Diferentes espécies de árvores e arbustos combinados outorgam ao lugar um valor paisagístico durante todo o ano.

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 17 de 33
© Inés Tanoira

O terreno possui vizinhos somente nas suas laterais. Sua fachada posterior está conectada a um espaço comum muito arborizado com espécies perenes e a fachada frontal é composta por dois freixos que sombreiam o espaço no verão.

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 10 de 33
© Inés Tanoira

O Pedido

Os clientes, um casal com um filho adolescente, chegaram ao escritório interessados pelas residências de concreto feitas pelo BAK, com isso, nos pediram uma casa de uso permanente onde fosse possível viver intensamente tanto os espaços internos quanto os externos.

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 26 de 33
Planta Baixa - Térreo

O Programa

Foi simplesmente especificado que seriam necessários três dormitórios, um com banheiro e closet integrado, um generoso espaço de estar com chaminé, uma sala de jantar integrada com a cozinha e churrasqueira, com um orçamento limitado a 280 m².

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 7 de 33
© Inés Tanoira

A Proposta 

Sempre encaramos cada projeto como uma oportunidade para desenvolver e pesquisar tanto a parte teórica quanto a  parte prática da arquitetura. Nessa ocasião nos pareceu oportuno aprofundar o tema da inclusão de pátios de água nos projetos, como havíamos feito na Casa Besonías Almeida. Foi muito interessante o resultado obtido naquele projeto, porque os pátios se somavam aos locais contínuos conferindo-lhes uma sensação de maior amplitude, uma atmosfera mutante através dos efeitos da luz e da a água que oferece, além do frescor, a visão de uma superfície em movimento.

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 32 de 33
Corte 1

Nos propusemos, então, uma residência desenvolvida entre dois volumes de duas plantas unidas pelas circulações, que rodeiam um pátio de água. Dessa maneira, podíamos continuar a experimentar essa ideia e resolver o problema da orientação sudoeste da fachada frontal do lote, já que as atividades acomodadas no primeiro volume podem receber luz através da sua fachada nordeste. Separado pelo pátio, o segundo volume é vazio na parte térrea e rebaixado na planta superior para permitir visuais em direção aos ambientes voltados para a rua.

A Organização Funcional

A distribuição do programa de necessidades nos dois volumes nos permitiu também dar privacidade aos ambientes da residência, como os clientes desejavam. De forma que, na planta baixa do primeiro volume estão localizadas as áreas de estar com vistas protegidas por divisões de concreto e totalmente abertas ao pátio de água e a parte posterior, já que o térreo do segundo volume se esvazia coincidindo com o pátio criando uma semi cobertura para a área da churrasqueira que é a expansão da sala de jantar e cozinha integrada.

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 8 de 33
© Inés Tanoira

Na parte superior, essa separação permite conferir privacidade ao dormitório principal e as áreas de serviço (banheiro e closet) com grandes aberturas em direção a parte posterior do lote com orientação nordeste e mais controladas em direção ao pátio de água. Uma ponte paralela a escada comunica esse setor com a lavanderia, banheiro e quarto de hóspedes, e, atravessado o pé direito duplo da sala de estar, culmina o percurso no dormitório do filho adolescente que fica, dessa forma, isolado do resto da residência, com vistas para o pátio de água e aos fundos para o terraço do dormitório principal.

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 3 de 33
© Inés Tanoira

O Tratamento da Luz e as Vistas para a Paisagem

Esse é um assunto que especialmente nos interessa, de modo que em todos os nossos projetos existe uma preocupação especial dirigida tanto para controlar a incidência dos raios solares sobre as superfícies envidraçadas (com brises verticais ou horizontas, conforme o caso), como também para aproveitar a luz natural como material de projeto que enriquece os espaços habitáveis.

Residência Torcuato / BAK arquitectos - Imagem 4 de 33
© Inés Tanoira

Se entendemos as aberturas dessa forma, não como elementos padronizados, mas sim como perfurações na parede que permitem ventilar e iluminar os ambientes, mas também deixar indefinida a relação exterior-interior, emoldurar a paisagem, filtrar a luz, refleti-la em uma parede, etc.., serão o resultado da maneira especial com que cada ambiente quer se relacionar com o exterior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Torcuato / BAK arquitectos" [Torcuato House / BAK arquitectos] 23 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627578/residencia-torcuato-bak-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.