Lançamento do livro “Arquitetura Gustavo Penna Impressões” no Auditório do Ibirapuera

Expoente da arquitetura mineira desde os anos 1980, a obra de Gustavo Penna é significativa para a arquitetura contemporânea nacional. Arquitetura Gustavo Penna Impressões, lançamento da BEĨ editora, apresenta em panorama o resultado de 40 anos de criação arquitetônica de Gustavo Penna.

O livro será lançado no dia 23 de setembro, durante o ciclo de palestras “Arq.Futuro | A Cidade e a Água”, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, às 19h.

À frente do escritório de arquitetura GPA&A desde 1974, Gustavo Penna comandou projetos como a reforma do Mineirão-Mineirinho para a Copa do Mundo 2014; o planejamento urbano da região de Morros dos Veados, em Luanda (Angola); o Memorial da Imigração Japonesa do Brasil, em Minas Gerais; o Monumento à Liberdade de Imprensa, em Brasília; e a Escola Guignard, classificada pela revista Projeto como uma das 30 obras arquitetônicas de maior relevância no Brasil. Em julho, o GPA&A venceu o concurso para o Centro Administrativo de Belo Horizonte, competindo com 80 projetos de todo o país.

Dividido em três cadernos temáticos, “Arquitetura Gustavo Penna Impressões” joga luz no processo criativo do arquiteto, passando pelas referências, projetos e resultado final. “A concepção do livro é inspirada na escada Ventura, uma obra conceitual, e sua estrutura é refletida em conteúdo e forma do livro”, afirma Beatriz Magalhães, coautora da obra, escrita em parceria com Gustavo Penna a partir de uma extensa entrevista com o arquiteto.

A primeira parte do livro compila as referências estéticas e recordações afetivas de Penna, numa miscelânea de imagens intitulada “Fragmentos da Memória”; o segundo caderno diz respeito ao processo criativo do arquiteto, no qual descreve seus rumos, e, ao final, são apresentadas diversas obras do escritório. “Arquitetura Gustavo Penna Impressões” tem projeto gráfico inovador de Guili Seara, e edição limitada de luxo.

  • Data: 23 de setembro, terça-feira
  • Horário: 19h
  • Local: Auditório do Ibirapuera

Via BEĨ Editora

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Lançamento do livro “Arquitetura Gustavo Penna Impressões” no Auditório do Ibirapuera" 22 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627521/lancamento-do-livro-arquitetura-gustavo-penna-impressoes-no-auditorio-do-ibirapuera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.