Casa V / Agraz Arquitectos

Casa V / Agraz Arquitectos - Mais Imagens+ 22

Zapopan, México
  • Arquitetos: Agraz Arquitectos; Agraz Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  354
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mito Covarrubias
  • Colaboradores: Juan Antonio Jaime, Humberto Dueñas, Blanca Moreno, Miguel Sánchez, Marc Steven Fernández, Javier H. Aguirre, Gabriela Villarreal, Javier Gutiérrez, Erick Martínez, Jessica Magaña, Gabriel Gómez, Fernanda Palma
  • Construção: Arq. Rubén Álvarez Alfaro
  • Renders: RM3 Studio
  • Área Do Terreno: 416.24 m2
  • Arquiteto Responsável : Ricardo Agraz
  • Gerente De Projeto: Brenda Barron
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Mito Covarrubias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro filho desta crescente família chegou ao mundo durante a construção desta casa na qual se pode juntar todas as estratégias idealizadas pela firma. O projeto se desenvolve em três níveis, usando o porão para guardar os veículos dentro da máxima que diz que o homem tem que estar encima dos automóveis. Este porão guarda também as adegas, os equipamentos e o quarto de serviço, permitindo assim a existência de mundos alternativos para os habitantes.

© Mito Covarrubias

Uma só escada é o eixo central que por sua vez, se converta no pivô que conecta os três níveis. A planta baixa, entretanto, se desenvolve no sentido norte / sul, tratando de conquistar o local de uma maneira longitudinal e conta com um estúdio com banheiro completo para a fachada principal, o qual pode ser utilizado como sala de família e ocasionalmente como quarto de hóspedes. De maneira independente, há um lavabo e em seguida vem a cozinha como centro de gravidade natural para este andar, este é o núcleo de distribuição que alimenta todas as funções da zona de dia: um espaço para a sala de jantar com uma grande janela que serve de vitrine para desfrutar do jardim e uma estrutura independente que o prolonga para acomodar uma varanda que faz que a zona de reunião seja um tipo de transição entre o interior e o exterior, entre o dentro e o fora, entre o natural e o artificial. Esta varanda permite além de tudo, que se desfrute de todas estas áreas diurnas já que é ideal para reuniões familiares e de amigos.

Corte

A escada, posicionada como eixo vertical, leva até o terceiro pavimento que desemboca em um ambiente de televisão para a família. Neste nível, a fachada da frente se reserva para o dormitório principal com seu banheiro / closet, protegido de radiações solares por uma treliça metálica que é uma peça do artista plástico Adrián Guerrero e que nasce desde uma base que tem, por sua vez, outra escultura do mesmo autor. E na parte sul, ou bem, na fachada sul, é a que alojam outros dois dormitórios com seus banheiros / closets.

© Mito Covarrubias

O nascimento do primeiro filho desta família é o que gerou a pauta e o rumo para tentar fazer da casa, um cenário da vida familiar, permanecendo presente nas memórias deste pequeno como o contexto das risadas e alegrias, e de tudo aquilo que formará uma inesquecível infância nesta casa.

© Mito Covarrubias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa V / Agraz Arquitectos" [Casa V / Agraz Arquitectos] 21 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627476/casa-v-agraz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.