Design Total Cauduro Martino / Celso Longo

Da editora. Ao longo de seus cinquenta anos de atuação, o escritório Cauduro Martino desenvolveu centenas de identidades visuais para grandes empresas que tiveram uma presença massiva na vida dos brasileiros.
Este livro analisa minuciosamente cinco projetos de escala urbana, situados na interface entre design gráfico, desenho industrial, arquitetura e urbanismo: o Metrô de São Paulo (1967), o Zoológico de São Paulo (1972), a Avenida Paulista (1973), o Sistema Municipal de Transportes (1974), e o Banespa (1975). São trabalhos seminais quanto ao método e à linguagem.

© Cosac Naify
© Cosac Naify

 “Quando surgiu, entre 2003 e 2004, a ideia de fazer uma pesquisa registrando o trabalho dos arquitetos João Carlos Cauduro e Ludovico Martino, o escritório deles completava quarenta anos de atividade, com centenas de projetos realizados no terreno do design. O foco do escritório, no entanto, nunca fora o desenho isolado de sinais, mas, ao contrário, a criação de sistemas completos de identidade visual e ambiental. Estava aio ponto de partida da pesquisa: registrar esses projetos sistêmicos, de grande abrangência, que mesclavam aptidões diversas e coordenadas arquitetura, programação visual, desenho industrial, semiótica, urbanismo etc. Ou seja, o design total”, escreve o organizador Celso Longo na introdução do livro.

© Cosac Naify

Os projetos das décadas de 1960 e 1970 registrados na obra –resultados de diversas entrevistas com seus dois autores e da pesquisa documental realizada em seus arquivos– definiram a personalidade do escritório e se voltaram para a construção de uma visualidade moderna para São Paulo àquela época. Um design público, além de total.

© Cosac Naify
© Cosac Naify

Sumário

© Cosac Naify

Introdução
Metrô de São Paulo
Zoológico de São Paulo
Avenida Paulista
Sistema Municipal de Transportes
Banespa
Conclusão
Pósfácio
Bibliografia
Créditos das imagens

Sobre o autor. Celso Longo é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Na graduação colaborou com a Cauduro Martino, que posteriormente seria tema de sua dissertação de mestrado, pesquisa que originou este livro. Atualmente, tem um estúdio de design com Daniel Trench e desenvolve projetos para instituições e atividades culturais. Em 2013, tornou-se membro da AGI - Alliance Graphique Internationale. Atua, também, como professor nas áreas de Projeto e História do Design.

© Cosac Naify

Design Total - Canduro Martino
Autor:
Celso Longo
Editora: Cosac Naify
Ano de publicação: 2014
Cidade e País de publicação: São Paulo, Brasil
Número de Páginas: 224
Número de Imagens: 152
ISBN: 9788540506107
Dimensões: 19,5 x 23,8 cm
Tipo da capa: Brochura
Pósfácio: Guilherme Wisnik

© Cosac Naify

Você pode comprar esse livro pela página da Cosac Naify clicando aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Audrey Migliani. "Design Total Cauduro Martino / Celso Longo" 20 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627454/design-total-cauduro-martino-celso-longo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.