Expo Milão 2015: b720 projeta Pavilhão da Espanha inspirado em estufa

O escritório b720 arquitectos, de Barcelona, projetou um pavilhão inspirado em uma estufa para representar a Espanha na Expo Milão 2015. Simbolizando a fusão entre tradição e inovação na gastronomia espanhola, a estrutura em pórtico será dividida em duas partes, unidas pela repetição das formas.

© b720 Arquitectos

De um lado, a estrutura de madeira em forma de galpão representará a tradição gastronômica do país. Uma série de espaços externos serão pontuados por programas com revestimentos diversos. O outro lado, um espaço fechado revestido de aço inoxidável, representará a inovação na gastronomia espanhola.

"A gastronomia espanhola, baseada no equilíbrio entre tradição e inovação, é uma referência nos mercados internacionais. Esse fato tem um papel relevante na criação desse pavilhão, gerando duas áreas separadas - cada qual com uma tectônica - de acordo com essa dualidade", descreveram os arquitetos.

Diagrama do programa. Imagem © b720 Arquitectos
© b720 Arquitectos

Os espaços de caráter espanhol incluem um térreo livre, um pomar e um terraço com hortaliças, além de uma cobertura com vegetais hidropônicos.

Axonométrica - detalhe. Imagem © b720 Arquitectos

Feito a partir de materiais reciclados e naturais, "pavilhão ecológico" será composto por uma série de pórticos de madeira de 1,50 metros, unidos por uma sequência de volumes prismáticos de madeira laminada. Entre esses pórticos, painéis de policarbonato atuam como coberturas que protegem as áreas externas das intempéries.

© b720 Arquitectos

Para potencializar ventilação natural, aberturas nas coberturas oferecem uma saída para o ar quente, gerando um "efeito chaminé" que proporciona melhores condições de conforto no interior do pavilhão.

O pavilhão terá três focos principais: explicar os pontos fundamentais que fazem da gastronomia espanhola um sucesso; mostrar o equilíbrio entre criatividade e inovação para preservar a comida tradicional e saudável do Mediterrâneo; e empregar a agricultura sustentável como ferramenta para preservar a paisagem e o patrimônio, além de fomentar o desenvolvimento de modelos alternativos de turismo.

  • Arquitetos

  • Localização

    Milão, Itália
  • Equipe de projeto

    Fermín Vázquez, Peco Mulet, Albert Freixes, Eduardo Varas, Caterina Dominioni, Alberto Garcia, Alejandro García, Valerio Decrecchio, Gemma Ojea, Pablo Garrido, Iván Arellano, Javier Artieda, Julita Jaskulska, Ourania Pappa, Annie Michaelides, Zélia Alves, David Sebastián, Daniel Quadflieg
  • Arquitetos locais

    Arquipielago, B2fR Architetti
  • Conteúdo

    Manuel Artiz, Roberto Vásquez, Antoni Miralda
  • Engenharia estrutural

    Miguel Nevado
  • Serviços de engenharia

    K2 Consulting sl
  • Projeto de iluminação

    Artec 3
  • Paisagem

    Manel Colominas
  • Consultores da exposição

    Manuel Artiz, Antoni Miralda, Roberto Vásquez
  • Cliente

    Acción Cultural Española AC/E
  • Área

    2341.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    b720 Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Expo Milão 2015: b720 projeta Pavilhão da Espanha inspirado em estufa" [Spanish Pavilion / b720 Fermín Vázquez Arquitectos] 19 Set 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627441/expo-milao-2015-b720-projeta-pavilhao-da-espanha-inspirado-em-estufa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.