Resultados do concurso de intervenções em Machu Picchu

Este ano o Ministério da Cultura do Peru organizou o concurso de ideias para uma série de intervenções a serem realizadas no santuário histórico de Machu Picchu, buscando melhorar a infraestrutura para os trabalhadores e para os mais de 600 mil turistas que visitam anualmente a região, declarada Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1983.

Entre os objetivos específicos do concurso, mencionava-se a criação de um centro de pesquisas, um auditório, um centro de interpretação, aumentar a capacidade dos alojamento dos trabalhadores e criar um novo acesso ao parque arqueológico.

Veja, a seguir, as propostas premiadas no concurso.

Resultados do concurso de intervenções em Machu Picchu - Mais Imagens+ 4

MENÇÃO HONROSA
FD Arquitectos e Abalosllopis Arquitectos

Menção Honrosa. Cortesia de FD Arquitectos + Abalosllopis Arquitectos

Do memorial: apoiado sobre o conjunto de plataformas de pedra, o museu pousa com delicadeza, uma estrutura leve e silenciosa, quase invisível. Assenta-se com muita leveza sobre a terra, uma construção que responderá às necessidades previstas para os próximos 50 ou 100 anos, a antítese da permanência de Machu Picchu. Uma edificação que, ao chegar ao seu fim, deixará em seu rastro apenas as plataformas de pedra, vestígios de uma civilização perdida.

Saiba mais sobre a proposta aqui.

Menção Honrosa. Cortesia de FD Arquitectos + Abalosllopis Arquitectos

TERCEIRO LUGAR
Llosa & Cortegana, TARATA e Cotidiano

Terceiro Lugar. Cortesia de Llosa & Cortegana + TARATA + Cotidiano

Do memorial: o projeto busca gerar um marco de entrada do Santuário na base da montanha, onde o encontro potencialize o vínculo entre culturas, a relação com a paisagem e a memória. Um espaço para uma pausa, onde o visitante se situa emocionalmente em relação à Machu Picchu. 

Saiba mais sobre a proposta aqui.

Terceiro Lugar. Cortesia de Llosa & Cortegana + TARATA + Cotidiano

SEGUNDO LUGAR
Canziani-Román-Bauer Arquitectos

Segundo Lugar. Cortesia de Canziani-Román-Bauer Arquitectos

Do memorial: o projeto implantado na entrada do sítio abre perspectivas sobre Machu Picchu. A primeira aproximação é dada pelo descobrimento das monumentais plataformas, que sustentam a presença dos edifícios em uma clareira aberta na floresta, conectando-se com o entorno cujas vistas se voltam para as montanhas e margens do rio Urubamba.

Saiba mais sobre a proposta aqui.

Segundo Lugar. Cortesia de Canziani-Román-Bauer Arquitectos

PRIMEIRO LUGAR
Michelle Llona

Primeiro Lugar. Cortesia de Michelle Llona

Do memorial: A rota de subida a Machu Picchu surge no primeiro instante, a partir do momento que se cruza o rio Vilcanota, para receber e marcar o acesso às ruínas. Este é o percurso curto e introdutório ao parque arqueológico; é uma sequência de situações espaciais internas e externas que vincula arquitetura e paisagem.

Saiba mais sobre a proposta aqui.

Primeiro Lugar. Cortesia de Michelle Llona

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Resultados do concurso de intervenções em Machu Picchu" [Machu Picchu: conoce las ideas premiadas en el concurso de intervenciones de este Patrimonio de la Humanidad] 17 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627366/resultados-do-concurso-de-intervencoes-em-machu-picchu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.