Anunciados os finalistas do concurso para as estações de metrô de Moscou

Proposta para Novoperedelkino por U-R-A | United Riga Architects. Imagem © Evgeni Leonov

Foram anunciados os resultados da primeira etapa do concurso de projeto para as estações Solntsevo e Novoperedelkino do metrô de Moscou. Buscando reviver a tradição de projetos singulares das estações da década de 1930-50, esta é a primeira vez na história recente da expansão da rede de metrô da capital russa que as autoridades organizam um concurso de projeto para selecionar os arquitetos.

O júri escolheu 10 finalistas - de aproximadamente 100 propostas avaliadas - que continuarão a desenvolver os projetos das estações até novembro. Veja algumas imagens das dez propostas, a seguir.

Proposta para Solntsevo. Imagem © Anton Barklyanskiy
Proposta para Solntsevo. Imagem © Rosproekt M
Proposta para Solntsevo. Imagem © Rhizome Group

Foram selecionados 5 finalistas para a estação Solntsevo:

  • NEFA ARCHITECTS [NEFARESEARCH] (Moscou, Rússia)
  • Anton Barklyanski (Moscou, Rússia)
  • Rosproekt M (São Petersburgo, Rússia)
  • Rhizome Group (São Petersburgo, Rússia)
  • Wall (Moscou, Rússia)

Proposta para Solntsevo. Imagem © Wall
Proposta para Solntsevo por NEFA ARCHITECTS [NEFARESEARCH]. Imagem © NEFARESEARCH

E 5 finalistas para a estação Novoperedelkino:

Proposta para Novoperedelkino. Imagem © Gerber Architekten
Proposta para Novoperedelkino por U-R-A | United Riga Architects. Imagem © Evgeni Leonov

Esse concurso conta com o apoio do Prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, e do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Construção, em parceria com a empresa KB Strelka. Das mais de 600 inscrições através da página do concurso, 96 propostas foram avaliadas pelo júri. Destas, 22 foram desenvolvidos por escritórios e arquitetos estrangeiros dos Países Baixos, Alemanha, Índia, França, Espanha, Reino Unido, Canadá, Itália e Letônia.

Proposta para Novoperedelkino. Imagem © FAS(t)

O arquiteto chefe da Prefeitura de Moscou, Sergey Kuznetsov, disse: "Acredito que muitas equipes interessantes tenham passado para a fase final e quero destacar que numa competição internacional aberta, os projetos de jovens arquitetos marcaram presença entre os finalistas. Isso sugere que os concursos estão desempenhando seu papel de impulsionar os profissionais. Isso é muito positivo para a formação de uma jovem e talentosa geração de arquitetos.

Proposta para Novoperedelkino por Boris Voskoboynikov Studio [NEFARESEARCH]. Imagem © NEFARESEARCH

O montante do prêmio - 3,9 milhões de rublos - será dividido entre os 10 finalistas e o vencedor de cada estação será anunciado em meados de novembro deste ano.

Veja na galeria abaixo mais imagens das propostas finalistas. para mais informações sobre os projetos, acesse a página do concurso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Rawn, Evan. "Anunciados os finalistas do concurso para as estações de metrô de Moscou" [Shortlist Announced for the Moscow Metro Station Competition ] 16 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627322/anunciados-os-finalistas-do-concurso-para-as-estacoes-de-metro-de-moscou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.