Palestra “No Escape from the Body: A política corporal do pano, a parede e da rua”, com Léopold Lambert, no Studio-X Rio

O que é um corpo e o que ele pode fazer? Quais são os processos normativos que revelam as violências (racismo, homofobia, transfobia, misoginia, etc) sobre ele? Como o projeto pode amplificar ou diminuir esta violência? Estas questões estão no centro do próximo livro de Leopold Lambert - que conduz a conversa - e complementam seu primeiro livro, Weaponized Architecture: The Impossibility of Architecture.

A apresentação é dividida em duas partes. Na primeira parte o corpo é abordado como um agrupamento biológico e político de matéria: ela dilui os limites entre o próprio corpo e o ambiente imediato, pesquisa como os dois interagem entre si e com outros corpos. A segunda parte aborda a relação entre corpo e projeto através das três escalas sucessivas, o pano (objetos), a parede (arquitetura) e a rua (cidade). Desde pedaços de pano produzidos como prova judicial em processos históricos até as barricadas das ruas de Paris do século XIX, os objetos e a arquitetura carregam uma peso enorme na encarnação da política, que interessa aos projetistas investigar.

Leopold Lambert é arquiteto, escritor e editor do The Funambilist, e de sua plataforma podcast, Archipelago. Através de vários meios de redação, edição, criação, curadoria, filmagens, e cartografia, ele busca articular ideias em torno da política/poética do ambiente construído.

  • Data: 11 de setembro, quinta-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro-RJ
  • Palestra em inglês

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra “No Escape from the Body: A política corporal do pano, a parede e da rua”, com Léopold Lambert, no Studio-X Rio" 08 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627001/palestra-no-escape-from-the-body-a-politica-corporal-do-pano-a-parede-e-da-rua-com-leopold-lambert-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.