Editorial: ArchDaily Brasil: 3 anos

Hoje completamos 3 anos de ArchDaily Brasil, e para nós é um orgulho ser uma das páginas de arquitetura em língua portuguesa de maior influencia na atualidade.

Diariamente nossa equipe de arquitetos, (sim, somos colegas!), e colaboradores, trabalham arduamente e com muita disposição para cumprir com nossa missão de entregar a melhor e a mais completa informação sobre a arquitetura mundial para nossos estimados leitores. E acreditem, o fazemos com o maior prazer.

São aproximadamente dez publicações diárias entre: projetos, notícias, concursos, artigos, clássicos e eventos. Mensalmente, são quase 5 milhões de páginas vistas e mais de 600 mil visitas, números impressionantes considerando o pouco tempo que estamos no ar em português.

Estamos sempre implementando novidades como o mais recente: Meu ArchDaily, a biblioteca personalizada que cada usuário pode criar com todas suas publicações preferidas. E realizamos todos os meses novas parcerias com eventos que consideramos importantes, editoriais, blogs ou entidades. Não paramos. E vamos crescer cada vez mais.

É uma imensa honra e uma tremenda responsabilidade o nosso trabalho, mas é sempre compensado pelo carinho e pelos elogios que recebemos de nossos leitores e isso é extremamente gratificante. O único que podemos dizer hoje é: Muito obrigado! 

Somos muitos e estamos em diferentes países, trabalhando em conjunto com nossas páginas irmãs: ArchDaily, Plataforma Arquitectura e Plataforma Urbana. E sim, nos divertimos muito, porque somos apaixonados pelo que fazemos! Recebemos com freqüência correios perguntando quem somos, onde estamos e o que faz cada um de nós, e hoje para celebrar nosso terceiro aniversário, decidimos não somente apresentar nossa equipe de editores, mas entrevistá-los, veja a seguir:

Audrey Migliani: Arquiteta e Urbanista, Editora-suplente de Clássicos da Arquitetura e Artigos

Há quanto tempo trabalha em ArchDaily Brasil e o que faz?  Comecei como colaboradora do Igor Fracalossi em fevereiro de 2014 na sessão de clássicos e artigos. Em junho recebi o convite para substituí-lo durante um afastamento, em julho passei por processo de treinamento e assumi o cargo de editora –mantendo a parceria com o Igor– das mesmas sessões em agosto.

Por que gosta de trabalhar no ArchDaily Brasil? Gosto de trabalhar no ArchDaily por ter certeza que meu trabalho alcançará e que contribuirá com muitas pessoas.  95% dos artigos que publicamos são inéditos na língua portuguesa. Também tem aqueles artigos que julgamos que a tradução não está literal e procuramos refazer para que esteja com a voz do autor.

Igor Fracalossi - Prof. Arquiteto e Urbanista, editor de Clássicos da Arquitetura e de Artigos:

Há quanto tempo trabalha em ArchDaily Brasil e o que faz? Comecei no dia que ADBR saiu ao ar em versão final: dia 1° de Dezembro de 2011.Sou editor dos Clássicos da Arquitetura e dos Artigos decorrentes de traduções inéditas ao português. 

O que mais gosta de fazer?  O que mais gosto de fazer é descrever obras de arquitetura como se eu as estivesse projetando. Assim deveriam ser todos os escritos em arquitetura. Procuramos tornar acessível um conjunto de materiais relativos a obras relevantes da arquitetura moderna brasileira que antes seriam encontrados somente com certa dificuldade. O mesmo vale para os artigos traduzidos, que antes dificilmente poderiam ser lidos por alunos de graduação. Nossa missão é sobretudo para os estudantes de arquitetura.

Por que gosta de trabalhar no ArchDaily Brasil? Porque a equipe tem confiança no meu trabalho e sabe que eu busco o melhor para a arquitetura. Por isso tenho a liberdade necessária para pôr em prática minhas ideias.

Joanna Helm - Profa. Arquiteta e Urbanista, editora chefe de ArchDaily Brasil:

Há quanto tempo trabalha em ArchDaily Brasil e o que faz? Trabalho há 3 anos no ArchDaily Brasil e sou editora chefe da página.Meu principal trabalho consiste em coordenar a equipe de editores diariamente, além  da curadoria das publicações, as parcerias, os contatos com escritórios, fotógrafos e colabores e de desenvolver novos projetos de trabalho em conjunto com as demais páginas nos outros idiomas.Também sou responsável pelo contato com as demais equipes de trabalho (programação,design,comercial).

O que mais gosta de fazer? Gosto do trabalho como um todo. Da reunião editorial até a oportunidade de ser criativa e de inovar em um pequeno detalhe, é muito prazeroso.                                                                                                                         O contato diário com arquitetos e fotógrafos que colaboram, e que tornam-se na maioria das vezes novos amigos e o contato com os leitores é extremamente gratificante. O processo de curadoria das publicações é de muita responsabilidade, mas certamente uma das minhas atividades preferidas.

Por que gosta de trabalhar no ArchDaily Brasil? Primeiramente porque sou apaixonada por arquitetura, e porque acredito que a boa arquitetura é um transformador de realidades. E sendo assim, quero contribuir na formação e informação dos agentes que criam essas transformações. É um trabalho de constante aprendizado, e aprender a contemplar aos distintos leitores de países de língua portuguesa, e que possuem idiosincrasias tão complexas e diversas é um desafio cotidiano que aprecio enormemente.                                                                                                                                         

Pedro Vada: Arquiteto e Urbanista, Editor de Projetos:

Há quanto tempo trabalha em ArchDaily Brasil e o que faz? Há 2 anos, comecei como tradutor e em maio de 2014 como editor de projetos. 

O que mais gosta de fazer?  Pesquiso projetos interessantes para publicar. A melhor parte desta tarefa é estar em contato com bons arquitetos (muitas vezes desconhecidos) e saber qual é a produção contemporânea no Brasil e em Portugal. 

Por que gosta de trabalhar no ArchDaily Brasil?  ArchDaily nos mostra o que estão e como estão fazendo os escritórios nacionais e internacionais. Nos permite o contato com direto com esta produção.

Romullo Baratto: Arquiteto e Urbanista, editor de Notícias, Concursos e Eventos:

Há quanto tempo trabalha em ArchDaily Brasil e o que faz? Comecei a trabalhar como tradutor em setembro de 2012. Em maio de 2013 passei a Editor. Sou responsável pela divulgação de notícias e eventos de arquitetura e urbanismo, chamadas de concursos nacionais e internacionais, publicação de resultados de concursos e elaboração de publicações editoriais.

O que mais gosta de fazer? Tenho interesse em crítica de arte e arquitetura, cinema, vídeos de arquitetura, instalações urbanas e artísticas, entrevistas, mídias, teoria da arquitetura e do urbanismo, mobilidade urbana. Posts relacionados a isso são meus prediletos. 

Por que gosta de trabalhar no ArchDaily Brasil? Trabalhar no ADBR é legal, dentre outros motivos, pois me mantêm em contato com arquitetos, urbanistas, críticos, autores, fotógrafos e cineastas que, de certo modo, ajudam a construir a imagem da arquitetura contemporânea brasileira. Outro aspecto interessante é estar em contato direto e intenso com referências das mais varias, tanto de projetos arquitetônicos e urbanos, como de fotografias, vídeos, notícias e eventos relacionados à arquitetura.

Victor Delaqua - Arquiteto e Urbanista, editor de Publicações :

Há quanto tempo trabalha em ArchDaily Brasil e o que faz? Trabalho em ArchDaily Brasil desde março de 2012, ou seja, exatos 2 anos e meio.Atualmente responsável pela publicação de todos os projetos, além das categorias Cinema e Arquitetura e Arte e Arquitetura.

O que mais gosta de fazer? Todo o trabalho é de alguma forma muito prazeroso devido ao grande aprendizado que é estar em contato com diversos projetos diariamente. Mas, para mim, o maior prazer está no Cinema e Arquitetura e Arte e Arquitetura, compreender que o campo arquitetônico dialoga diretamente com outros campos artísticos e exercitar um olhar para isto é fundamental para reconhecer a abrangência e importância de nossa profissão. 

Por que gosta de trabalhar no ArchDaily Brasil? Trabalhar no ArchDaily é estar conectado diariamente com a Arquitetura no Brasil e no mundo, o que eu considero um certo privilégio. Levar referências e inspirações de obras arquitetônicas, urbanísticas e artísticas para um grande público é extremamente prazeroso, é saber que estamos contribuindo de alguma forma na construção crítica de cada pessoa, e sentir-se parte disto é extremamente importante. 

E claro que não nos esquecemos de mencionar e agradecer aos nossos principais colaboradores: Arthur Stofella, Camila Brandão, Camilla Ghisleni, Gabriel Pedrotti, Isabela Costa, Leonardo Márquez, Maria Julia Martins e Rafael Duarte.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Editorial: ArchDaily Brasil: 3 anos " 08 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626920/editorial-archdaily-brasil-3-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.