Comércio 117 / ARCHETONIC

Comércio 117 / ARCHETONIC - Mais Imagens+ 15

Cidade do México, México
  • Arquitetos: ARCHETONIC; ARCHETONIC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1883
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Colaboradores: Ernesto Rossell Zanotelli, Alfredo Muñoz Jimenez, Désirée Gómez Córdoba, Aldo Moreno Gamboa
  • Arquiteto Responsável: Jacobo Micha Mizrahi
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico é composto essencialmente de uma intervenção num edifício construído nos anos 50 que servia como armazém mas que agora foi incorporado como matéria prima para abrigar o novo programa de habitação. Foram desenvolvidos aqui 18 apartamentos, graças ao aproveitamento e reforço da estrutura existente. Todo o desenvolvimento foi pensado com elementos simples, materiais fortes e de baixo custo, com respeito à natureza do trabalho, que resultou não apenas num elemento arquitetônico, mas um negócio de êxito também.

© Rafael Gamo

Quanto a parte formal do projeto, encaramos uma fachada com uma mistura de estilos, onde nosso principal desafio era proporcionar unidade e padronizar os elementos desta única fachada frente à uma rua, que daria harmonia à relação interior - exterior. Uma das vantagens da localização do projeto é a presença de um monumental pé de jacarandá frente ao edifício. Utilizamos a natureza a nosso favor como elemento chave do projeto, assim então desenhamos uma fachada simples e modesta, que permite passar o olho por ela para encontrar as lindas folhas verdes e o colorido de sua floração. As figuras orgânicas e surpreendentes das árvores se projetam sobre a fachada como sombras, dando vida à fachada da nova proposta, sendo a natureza protagonista da história.

© Rafael Gamo

Para manter a coerência com a cor, para permitir a penetração da luz natural e gerar vistas da relação interior-exterior e resolver as preocupações de segurança, utilizamos uma malha que proporcionará uma nova camada, como uma pele, dando um aspecto sombrio, simples e elegante ao edifício. Achamos útil e lógico utilizar um material forte para a fachada, uma malha que serviria e responderia uma grande quantidade de condicionantes onde um dos temas principais era a segurança.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Comercio, Escandón, Miguel Hidalgo, Cidade do México, Distrito Federal, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Comércio 117 / ARCHETONIC" [Comercio 117 / ARCHETONIC] 07 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626903/comercio-117-archetonic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.