Revitalização do Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz

Revitalização do Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Rafael de la-Hoz; Rafael de la-Hoz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3615
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javier Callejas
  • Diretor Do Projeto: Ángel Rolán
  • Arquitetos Colaboradores: Liliana Borges, Lorenza Donati
  • Arquiteto Técnico: Rafael Vegas
  • Maquetistas: Víctor Coronel, Fernando Mont
  • Infografias: Luis Muñoz, Daniel Roris
  • Assessor Restaurador: Eduardo Corona
  • Construtora: Ferrovial
  • Cidade: Córdoba
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Callejas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Teatro Góngora de Córdoba está localizado em um terreno central do conjunto histórico da cidade, junto a área declarada Patrimônio da Humanidade, próximo a Plaza de las Tendillas e completamente integrado com a área comercial. Nesse projeto, o arquiteto Rafael de La-Hoz revitalizou a sala existente, com capacidade para 700 lugares, adicionando uma nova sala polivalente no terraço do edifício, aproveitando o espaço do antigo cinema de verão para criar uma sala coberta e fechada, eminentemente prática, funcional e completamente diáfana. Esse novo espaço procura tirar o máximo proveito do edifício, habilitando um tipo de lugar,que até agora, era inexistente em Córdoba. O projeto prevê ainda, uma quinta fachada de vidro para o antigo teatro.

Corte Longitudinal

É uma aposta arriscada para um conceito de sala polivalente, teatro experimental ou "Black-box", que emerge como um corpo envidraçado sobre a sala do antigo teatro e cujos possíveis usos de multiplicam - teatro italiano ou frontal, cena central, sala de ensaios, platô, concertos de música, sala de exposições, conferências, apresentações, colóquios ou salão de baile/banquetes - graças a um espaço de 6m de altura livre sem localização pré-determinada ou fixa, nem do palco e nem da plateia. O palco pode ser montado segundo as necessidades em qualquer ponto da sala através de plataformas modulares.

© Javier Callejas

Todo o espaço é coberto por uma estrutura tubular simples que permite a suspensão de todo tipo de elemento: focos, telas, auto-falantes, etc. que servem de apoio aos espetáculos. Quatro arquibancadas retráteis estão disponíveis para o público. A arquibancada principal possui uma configuração frontal clássica com a melhor visibilidade possível, podendo alcançar uma capacidade máxima de 200 lugares. As outras três arquibancadas podem criar diferentes distribuições do espaço em função do tipo de evento, programa, a capacidade prevista, ambientação desejada, etc. 

© Javier Callejas

A intervenção mantem o uso cultural e de diversão para qual foi projetado o edifício, situado no coração da cidade de Córdoba, um centro onde é possível desenvolver uma grande variedade de atividades cênicas, musicais, eventos, atos, etc., com diferentes requerimentos, formatos e distribuições.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Jesús María, 14003 Córdoba, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Revitalização do Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz" [Rehabilitación del Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz] 06 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626877/revitalizacao-do-teatro-gongora-de-cordoba-rafael-de-la-hoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.