Excavating the Sky: A paisagem síria contemporânea na exposição Monditalia

Dos dias 12 a 15 de agosto, arquitetos, cineastas e ativistas da Síria e do mundo árabe se reuniram no Arsenale, na Bienal de Veneza 2014, para o evento “excavating the sky” que foca na Síria e na produção de sua paisagem contemporânea, de antes da Primeira Guerra Mundial até os dias de hoje. O evento acontece no contexto da exposição Monditalia e um dos seus elementos principais é um "pavilhão deslocado" na Síria - um poço recentemente escavado que proporciona água para uma comunidade de 15 mil pessoas.

"Como vocês sabem, a Síria está atualmente passando por uma profunda, e frequentemente violenta, transformação, muito da qual é difícil compreender completamente. Acredito que a arquitetura desempenha sim um papel nesse conflito, e que arquitetos, com suas ferramentas disciplinares, devem agir de modo mais significativo e criativo nessas lutas no/por espaço", disse Khaled Malas, arquiteto sírio e organizador de "excavating the sky". "O 'pavilhão deslocado', em forma de um poço de água, é uma incorporação ativa dessas lutas e nossa participação responsável enquanto uma disciplina entre aqueles que têm sofrido há anos com a negligência e a guerra."

Para representar o "pavilhão deslocado" na Monditalia, um banner com um desenho do poço foi estendido no Arsenale.

Continue lendo para saber mais sobre os outros elementos do evento e o significado por trás de seu título.

Cortesia de Khaled Malas

O céu foi escolhido como um importante tema e parte do nome da exposição pois "não é um espaço neutro", explicou Malas. "O céu é um lugar que, quase universalmente ao longo da história,  vimos com os rostos voltados para cima, frequentemente com admiração e reverência. Contudo, em seu brilho se esconde a escuridão do controle, dominação e destruição. O céu é o domínio de onde seres poderosos, sejam deuses ou aviadores, impõem seu poder sobre as paisagens abaixo. 

Para desafiar e examinar o poder do céu, "excavating the sky" também destaca quatro estórias relacionadas ao conceito de voar na Síria: o primeiro avião a pousar na Síria em 1914, o bombardeio francês de Damasco em 1925, o cosmonauta sírio Muhammad Faris em 1987, e a estória de uma bomba que caiu de um helicóptero em uma latrina em 2014.

Cortesia de Khaled Malas

Além disso, um painel de discussão foi realizado e quatro filmes foram projetados:  "A Flood in Baath Country" (Omar Amiralay, 2008), "The Night" (Mohammad Malas, 1992), "Step by Step" (Oussama Mohammad, 1978) e "The Eternal Sergeant" (Ziyad Kalthoum, 2013).

"O ato de "escavar" tem conotações arquitetônicas, arqueológicas mas também militares. Também alude ao processo de criar poços, mantando estes como o componente principal desse projeto", disse Malas. 

Para saber mais acesse a página do evento "Excavating the Sky".

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "Excavating the Sky: A paisagem síria contemporânea na exposição Monditalia" [Excavating the Sky: Syria’s Contemporary Landscape at Monditalia] 05 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626852/excavating-the-sky-a-paisagem-siria-contemporanea-na-exposicao-monditalia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.