Edifício Residencial Algarrobos / Seijo Peon Arquitetos e Associados

Edifício Residencial Algarrobos / Seijo Peon Arquitetos e Associados - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Seijo Peon Arquitectos; Seijo Peon Arquitectos y Asociados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8429
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado ao longo da avenida de acesso para uma área residencial, portanto a composição geral do edifício corresponde a essa inércia linear. A volumetria surge a partir de uma base que funciona como plataforma, conferindo ao edifício uma presença icônica sobre a avenida principal.

© Tamara Uribe

Na base do edifício estão localizados o estacionamento, depósitos, casa de máquinas e serviços.Esse elemento foi estruturado através de peças feitas em concreto pré-fabricado de alta resistência para conseguir uma planta livre de colunas e toda a área de estacionamento. A partir do próximo pavimento, o edifício se eleva através de uma estrutura convencional com custo mais acessível. 

© Tamara Uribe

O esquema geral do edifício responde a geometria linear do terreno, acomodando os apartamentos um ao lado do outro com as suas frentes direcionadas para a fachada principal da edificação.

© Tamara Uribe

Para resolver a orientação do edifício em direção ao sul, foram fixados brises ao longo da fachada principal. Eles são feitos de alumínio e com um desenho que evita a passagem de luz, necessitando de menos manutenção e também são capazes de resistir aos furacões que são comuns na região. 

© Tamara Uribe

O segundo desafio do esquema linear era o da ventilação, que se resolveu ao projetar dois pátios de ventilação em cada coluna de apartamentos. Ao entrar nos apartamentos, os pátios conferem a sensação de estar sobre uma ponte entre dois vazios, ampliando virtualmente a área social dentro de cada apartamento e permitindo uma ventilação cruzada que é incomum em edifícios como esse.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Merida, Yucatan, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Algarrobos / Seijo Peon Arquitetos e Associados" [Departamentos Algarrobos / Seijo Peon Arquitectos y Asociados] 29 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626159/edificio-residencial-algarrobos-seijo-peon-arquitetos-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.