i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: "Arquitetura, A Transformação do Espaço"

Cinema e Arquitetura: "Arquitetura, A Transformação do Espaço"

Cinema e Arquitetura: "Arquitetura, A Transformação do Espaço"
Cinema e Arquitetura: "Arquitetura, A Transformação do Espaço", ©  Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi
© Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

Esta semana em Cinema e Arquitetura, apresentamos uma produção nacional: “Arquitetura, A Transformação do Espaço”, dirigido por Walter Lima Jr, o filme é dividido em três movimentos e nos apresenta uma síntese histórica da arquitetura brasileira, com depoimentos de grandes ícones como Burle Marx, Lina Bo Bardi e Gregori Warchavchik. Além disso, o diretor nos traz a visão de outros importantes arquitetos, peões, estudantes e transeuntes anônimos, brindando uma outra perspectiva sobre a concepção dos espaços e da Arquitetura.

Já no prólogo, Joaquim Cardoso, poeta e engenheiro, define a arquitetura como a limitação dos espaços habitáveis. Brasília é apresentada através de imagens e entrevistas.

O primeiro movimento faz um resumo da história da arquitetura brasileira, ilustrado por obras que abordam o período da arquitetura colonial até o Ministério da Educação e Saúde. Em diferentes cenas, o diretor nos apresenta construções de diversos estilos arquitetônicos presentes em Olinda, Petrópolis e Rio de Janeiro. Além disto, neste movimento ainda há espaço para um depoimento de Gregori Warchavchik.

O segundo movimento consiste na fala de arquitetos sobre a crise na profissão, incluindo depoimentos de Lina Bo Bardi e as expectativas de um estudante de arquitetura.

No terceiro movimento, Burle Marx critica a arquitetura e a falta de controle urbanístico de São Paulo, seguido por depoimentos de Lúcio Costa e de habitantes de distintas cidades brasileiras que discorrem sobre os espaços que habitam.

Este foi o primeiro documentário dirigido por Walter Lima Jr. Filmado para a televisão, o filme fez parte da série "Globo Shell Especial".

FICHA TÉCNICA

Título: Arquitetura, A Transformação do Espaço
Diretor: Walter Lima Jr.
Ano de Estreia: 1972
Tempo: 58 min.
País: Brasil
Diretor de Fotografia: José Ventura
Montagem: Nazareth Ohana
Som direto: Jair Vieira
Narração: Jair Silva
Formato: 16 mm

Veja o documentário completo aqui.

Cita: Victor Delaqua. "Cinema e Arquitetura: "Arquitetura, A Transformação do Espaço"" 29 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/626151/cinema-e-arquitetura-arquitetura-a-transformacao-do-espaco>