Casa Don Esteban / Carlos Castanheira

Casa Don Esteban / Carlos Castanheira - Viga, Terraço, PátioCasa Don Esteban / Carlos Castanheira - Sofá, Mesa, Viga, PilarCasa Don Esteban / Carlos Castanheira - Janela, Porta, FachadaCasa Don Esteban / Carlos Castanheira - JardimCasa Don Esteban / Carlos Castanheira - Mais Imagens+ 8

Vejer de la Frontera, Espanha
  • Especialidades: Eng. Civil Paulo Fidalgo, HDP Gabinete Projectos. Engenharia Civil, Lda.
  • Construtor: CASAVI- Construcciones, veger de La Frontera
  • Carpintarias: Henriques & Rodrigues , Lda
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arqtos Lda.
  • Equipe: Isabel Carvalho, Orlando Sousa, Demis Lopes, Ricardo Serra, Dalila Gomes, Francisco Zamith (3D)
  • Cidade: Vejer de la Frontera
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Don Esteban / Carlos Castanheira - Janela, Fachada
Cortesia de Carlos Castanheira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno situa-se numa franja de áreas protegidas, mas as pré-existências e o acesso permitiram e privilegiaram a realização da obra. No inicio era uma casa e alguns espaços para receber amigos. As necessidades de contenção e regularização do terreno, arenoso, levaram á realização de três unidades que, apesar, de independentes, formam um todo.

Casa Don Esteban / Carlos Castanheira - Jardim
Cortesia de Carlos Castanheira

Após a demolição da pré-existência, autoconstrução e ausência de qualidade, interpretou-se a implantação, adaptou -se ao novo programa, ao terreno e sobretudo à paisagem. Havia uma piscina, ou coisa parecida, torta, retorcida, desnivelada, coisa que a água não perdoa. Escavada assim, por acaso, ao acaso, num patamar de areia que só a vegetação de piteiras sustentava, num cai e não cai, num vai e não vai. Necessário conter para não se perder o tanque, recuperável, adaptável.

Casa Don Esteban / Carlos Castanheira - Fachada, Janela
Cortesia de Carlos Castanheira

Surgem duas pequenas casas de contenção do terreno, contidas neste, para que a paisagem seja constante, sempre ali. Da contenção surgem patamares, terraços e percursos estabilizados. A habitação principal, de carácter mais permanente, tem dois pisos.

Casa Don Esteban / Carlos Castanheira - Viga, Terraço, Pátio
Cortesia de Carlos Castanheira

No piso térreo os espaços comuns e os técnicos e um quarto para visitantes, amigos. Terraço a sudoeste sobre as outras construções, criando e usufruindo de privacidade, terraço a noroeste de proteção do levante, vento de presença, dominante, condicionador, mas também,,tantas vezes, fustigante.

Casa Don Esteban / Carlos Castanheira - Sofá, Mesa, Viga, Pilar
Cortesia de Carlos Castanheira

No piso superior um quarto e um escritório para as escritas de profissão, usufruindo da vista sobre o rio Barbate, que se estende para lá de Trafalgar, até Tanger, África. As outras, duas, encastradas na areia, têm uma frente e um espaço central de sala, cozinha, ladeado por dois quartos e respectivos sanitários. Terraços de sombreamento mas também de extensão do interior para o exterior, do estar e do ficar. Paredes de alvenaria, como habitualmente fazem no local, coberturas e caixilharias de madeira como outrora, também, sabiam fazer.

Cortes

Obra simples, obra complexa pela recuperação de valores esquecidos, de interpretação de variantes do local, do ambiente e do clima. Obra diferente do pseudo-andaluz, que habitualmente se faz com pseudo-tradição, no inicio estranha, aos poucos aceite. Num espaço estreito de transição da encosta de pinheiros mansos, frondosos, para o laranjal roubado ao sapal, as Casas Don Esteban são lugares de repouso e contemplação, também algum trabalho, que nos levam em vistas de outro continente, tão perto mas tão diferente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Don Esteban / Carlos Castanheira" 29 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626142/casa-don-esteban-carlos-castanheira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.