CasaVermelha / Hans Kabsch Vela

CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 2 de 30CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 3 de 30CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 4 de 30CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 5 de 30CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Mais Imagens+ 25

Tapachula, México
  • Arquitetos: Hans Kabsch Vela
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  243
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografías:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Cementos Cruz Azul, Fester, Helvex, Henkel, Holcim, Home Depot, Interceramic, Llano de la Torre, Pinturas Berel, Rugo, VALVO
  • Colaborador: Rosa Marina Maldonado Mendez
  • Contrucción: Rulberto Mendez, Rigoberto lópez Aguilar
  • Cidade: Tapachula
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se situa em um terreno com 10 metros de frente por 26 de comprimento, com uma planta distribuída de sudoeste a noroeste com o fim de regular a temperatura e a luz natural da residência, ambos os aspectos são auxiliados pelas árvores existentes no entorno: um ficus ao sul e um cedro no extremo norte.

CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 21 de 30
Planta Alta

CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 20 de 30CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 23 de 30CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 29 de 30CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 26 de 30CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Mais Imagens+ 25

A moradia é recuada cinco metros da rua para dar lugar ao jardim e a garagem, também se eleva um metro em relação ao nível da rua, para vencer esta diferença é disposta uma rampa que serve de caminho linear até o acesso da fachada principal, que se compõe de três elementos: um muro de concreto modulada com 1,22 x 2,44 metros, perfurado por aberturas de diversas dimensões, estas convertem o pesado muro em um condutor de ar e luz.

CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 4 de 30
© Onnis Luque

Acima do muro de concreto, um volume se projeta e possui uma parede ondulada de alvenaria aparente e o muro reto restante também de alvenaria aparente . 

A relação entre as paredes e as aberturas tem contraste ao deixar a parede se tornar a protagonista, em particular as de alvenaria aparente, dominando com uma tonalidade avermelhada que dá nome ao projeto.

Este controle da parede dá a fachada uma aparência introvertida e enigmática, servindo como uma charada a ser desvendada apenas no interior. O térreo é onde fica a área pública: que consiste da entrada, um lobby que distribui e dá acesso a duas direções, a primeira, para um banheiro e armário para a visita, com acesso à área de serviço; a segunda, para uma sala de estar de pé direito duplo, próxima a um pequeno jardim aberto que serve como fonte de luz, e acesso às escadas, que estão localizadas ao longo do eixo longitudinal da residência. Em uma linha aberta e sequencial após a sala de estar estão a sala de jantar e a cozinha, esta última situada em ao norte da casa, onde se abre para um terraço e o jardim dos fundos que exibe a maior das árvores, o cedro.

CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 11 de 30
© Onnis Luque

Ao subir as escadas encontra-se a parte privativa do projeto, composta de dois quartos e um banheiro com face para o norte, e um quarto principal com closet e banheiro, este quarto se localiza no sul e se comunica com os outros dois através de uma circulação que faz fronteira com a sala de estar de pé direito duplo.

CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 14 de 30
© Onnis Luque

O valor estético primordial é atingido utilizando materiais sem revestimento. A importância da estrutura e a luminosidade dão ao projeto um sentido escultural, textura e cor dialogam entre concreto e tijolo, internamente e externamente, e em diferentes períodos do dia: de manhã e a tarde trazem a luz natural para dentro de diferentes planos; durante a noite, o oposto acontece, a luz artificial vaza para o exterior através de buracos perfurados na parede principal.

CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 13 de 30
© Onnis Luque

Em síntese, o projeto convida à introspecção, promovendo atmosferas que se alteram enquanto mantém a sensação de intimidade da casa.

CasaVermelha / Hans Kabsch Vela - Imagem 17 de 30
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "CasaVermelha / Hans Kabsch Vela" [CasaRoja / Hans Kabsch Vela] 27 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626076/casavermelha-hans-kabsch-vela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.